Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coleção rara de William Shakespeare será exibida em Londres

    Seis primeiras edições da primeira coleção do autor britânico ficarão em exposição entre os dias 2 e 26 de maio, no salão da casa de leilões Christie

    Hanna Rantalada Reuters

    As seis primeiras edições da primeira coleção de peças de William Shakespeare, consideradas raras, serão exibidas em Londres na próxima semana, no que a casa de leilões Christie afirma ser a maior exibição dos trabalhos do autor britânico.

    A exibição, que marca o 400º aniversário da publicação do Primeiro Fólio de Shakespeare, em 1623, será realizada no salão da Christie em Londres, entre 2 e 26 de maio. Depois, as cópias voltarão aos seus donos.

    As edições foram compiladas por amigos de Shakespeare e publicadas sete anos após a sua morte. Elas contêm 36 das 37 peças que ele escreveu, organizadas pela primeira vez como comédias, tragédias e histórias.

    “Se não tivéssemos a publicação do Primeiro Fólio, é muito provável que metade de toda a produção de Shakespeare, então 18 peças, não existiria. Isso inclui peças como Macbeth, Júlio César e Tudo Bem Quando Termina Bem”, disse a chefe internacional de livros da Christie, Margaret Ford, à Reuters, em um evento de pré-estreia nesta segunda-feira (24).

    “Não sabemos exatamente quantas cópias foram publicadas, mas a estimativa mais provável são 750, e 235 cópias sobreviveram de alguma forma. A maioria está imperfeita, mas há algumas cópias completas ali também”.

    Em 2020, um Primeiro Fólio foi vendido por um valor recorde de US$ 9,97 milhões em um leilão. Cinco das seis cópias são de coleções privadas, e a sexta pertence à Biblioteca do Senado, na Universidade de Londres.

    Tópicos