Coleção rara de William Shakespeare será exibida em Londres
Seis primeiras edições da primeira coleção do autor britânico ficarão em exposição entre os dias 2 e 26 de maio, no salão da casa de leilões Christie
As seis primeiras edições da primeira coleção de peças de William Shakespeare, consideradas raras, serão exibidas em Londres na próxima semana, no que a casa de leilões Christie afirma ser a maior exibição dos trabalhos do autor britânico.
A exibição, que marca o 400º aniversário da publicação do Primeiro Fólio de Shakespeare, em 1623, será realizada no salão da Christie em Londres, entre 2 e 26 de maio. Depois, as cópias voltarão aos seus donos.
As edições foram compiladas por amigos de Shakespeare e publicadas sete anos após a sua morte. Elas contêm 36 das 37 peças que ele escreveu, organizadas pela primeira vez como comédias, tragédias e histórias.
“Se não tivéssemos a publicação do Primeiro Fólio, é muito provável que metade de toda a produção de Shakespeare, então 18 peças, não existiria. Isso inclui peças como Macbeth, Júlio César e Tudo Bem Quando Termina Bem”, disse a chefe internacional de livros da Christie, Margaret Ford, à Reuters, em um evento de pré-estreia nesta segunda-feira (24).
“Não sabemos exatamente quantas cópias foram publicadas, mas a estimativa mais provável são 750, e 235 cópias sobreviveram de alguma forma. A maioria está imperfeita, mas há algumas cópias completas ali também”.
Em 2020, um Primeiro Fólio foi vendido por um valor recorde de US$ 9,97 milhões em um leilão. Cinco das seis cópias são de coleções privadas, e a sexta pertence à Biblioteca do Senado, na Universidade de Londres.