#CNNPop

Com COP30 no Brasil, Galo da Madrugada tem sustentabilidade como tema

Prefeitura do Recife realizou coletiva de imprensa hoje para divulgar temática do bloco em 2025 e primeira imagem da alegoria gigante

Pedro N. Jordão, da CNN
Bloco do Galo da Madrugada, em Recife, no Carnaval 2020
Estrutura gigante do Galo da Madrugada, em Recife, no Carnaval de 2020  • Divulgação/Prefeitura do Recife/PCR
Compartilhar matéria

A alegoria de 32 metros de altura e oito toneladas do Galo da Madrugada será feita com estrutura 100% reciclável em 2025, e o tema do bloco de Carnaval recifense será Galo Cidadão Ecológico neste ano, como divulgado em coletiva de imprensa realizada pela prefeitura da capital pernambucana nesta segunda-feira (17).

A escolha da temática pela sustentabilidade ocorre no ano em que o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30.

O galo gigante, que terá cinco metros de altura a mais que nos anos anteriores, também apresentará referências ao meio ambiente e à inclusão social na decoração. A composição ainda deve homenagear catadores de lixo, considerando-os como protagonistas da educação ambiental. Confira na imagem abaixo.

A população do Recife poderá contribuir com a montagem, doando garrafas PET de dois litros que serão usadas na composição da vestimenta do galo. Pontos de doação foram instalados pela cidade.

Além disso, a figura alegórica será montada com o objetivo de reverenciar manifestações culturais e agremiações carnavalescas locais: o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa.

A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico será formada por tons quentes que revisitam importantes manifestações carnavalescas. A indumentária terá assinaturas do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, gestores do Espaço Multicultural Arte Plenna.

Galo da Madrugada terá sustentabilidade como tema em 2025 • Divulgação
Galo da Madrugada terá sustentabilidade como tema em 2025 • Divulgação
Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais