Conheça "La Ursa", fantasia do carnaval que aparece em "O Agente Secreto"
Produção se passa durante o carnaval de 1977

A chegada de "O Agente Secreto" nos cinemas trouxe algumas curiosidades sobre a produção, que mistura elementos de lendas urbanas e ficção enquanto retrata um período real da história do Brasil, a ditadura militar.
O longa é ambientado no Recife durante a ditadura militar e tem como pano de fundo a semana de carnaval de 1977. Com referências nacionais e internacionais a produção tem algumas curiosidades sobre o folclore carnavalesco de Pernambuco. Entre elas, Marcelo, vivido por Wagner Moura, se depara com uma fantasia que o surpreende, a de uma criatura que se assemelha a um urso.
fui na pré-estreia de o agente secreto ontem e a melhor cena pra mim foi o wagner moura tendo um puta pesadelo com a la ursa
me identifiquei muito pq na época do carnaval eu vivia aterrorizada de ela bater na minha porta pedindo dinheiro e eu não ter e acabar levando uma piza pic.twitter.com/ooMY3VQGxN
— gótica do brejo (@mangueb1tch) November 2, 2025
Conhecida como "La Ursa" ou "Ursos do Carnaval", é uma manifestação cultural mais conhecida no Nordeste brasileiro, em especial em Pernambuco e Paraíba. Segundo a pesquisa "La Ursa e suas memórias: manifestação cultural e afetividade em Pernambuco", da Universidade Federal de Pernambuco, acredita-se que ela foi trazida por imigrantes europeus. Ao que se sabe, ela vem da tradição europeia de artistas circenses e povos ciganos, que se apresentavam em praças públicas para conseguir dinheiro.
A brincadeira é composta também por um domador (também chamado de italiano ou gringo) e um caçador "com uma espingarda", que representa o dono do animal. A pessoa que se veste como animal usa um vestuário feito de retalhos, estopa, veludo entre outros materiais e uma máscara de papel mache pintada de diferentes cores, que se assemelha à cabeça do urso.
LA URSA MODERNINHA |
O Bonde sai com La Ursa no Carnaval do Recife - e ela já leva a maquineta para passar o cartão dos colaboradoreshttps://t.co/mGIWOjmaTp pic.twitter.com/fSmbSS9CUk— Folha de Pernambuco (@folhape) January 21, 2018
A marchinha entoa: "A la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro", enquanto o representante da fera dança preso a uma corda na cintura, fazendo passos que semelhantes a um samba rápido ou baião.
Na Paraíba e Pernambuco, o folclore também se tornou uma atração oficial do carnaval, com desfiles, blocos e concursos para a melhor fantasia de Urso de Carnaval.
Um #tbtrecifense bem peculiar:
Bloco de carnaval na praia de Boa Viagem, durante o período Momo, em fevereiro de 2022. Por conta da pandemia de covid-19, não houve a festa, em termos oficiais.
Salve La Ursa!
Olhares poéticos sobre o Recife
Instagram: @jgnfotos pic.twitter.com/iiMjamA0kB
— Zé Gomes Neto (@JGNRecife) June 13, 2024


