Conheça "Leave One Day", musical francês que abriu o Festival de Cannes
Essa foi a primeira vez que um longa-metragem dirigido por uma mulher deu início ao evento

O filme "Leave One Day", da diretora Amélie Bonnin, foi responsável por abrir a 78ª edição do Festival de Cannes, nesta terça-feira (13). Com o musical, essa foi a primeira vez que um longa-metragem dirigido por uma mulher deu início ao evento.
O título, é baseado no curta-metragem homônimo de Bonnin, vencedor do Prêmio César de 2023. O musical romântico gira em torno da chef em ascensão Cécile (Juliette Armanet), que está prestes a realizar o sonho de abrir seu próprio restaurante gourmet em Paris.
No entanto, a protagonista é forçada a suspender o projeto devido a uma emergência familiar, quando seu pai sofre um ataque cardíaco e precisa voltar à sua cidade natal.
"Acho que não falamos o suficiente sobre a relação pai/filha nos filmes. Aqui, senti que havia uma oportunidade de falar sobre esta geração de homens que não foi ensinada a se comunicar", cita a diretora, em nota compartilhada pelo Festival.
Ainda segundo o evento, Amélie Bonnin "oferece um filme tenro sobre relacionamentos, sobre indivíduos, sobre lugares, sobre memórias — sobre esses fios invisíveis que perduram, mesmo com o passar dos anos e as distâncias aumentando".
Segundo o Deadline, o filme com Juliette Armanet, Bastien Bouillon e François Rollin, foi ovacionado por mais de cinco minutos. Confira as principais informações do Festival de Cannes 2025.


