#CNNPop

Dia do Cinema Nacional: 10 filmes para ver no streaming

Do terror à comédia, selecionamos produções brasileiras para todos os públicos

Larissa Santos, colaboração para a CNN Brasil
Imagem de Eunice Paiva, representada por Fernanda Torres, com filhos na fachada da casa usada para as filmagens de "Ainda Estou Aqui"  • 03/03/2025-Reprodução/X/eduardopaes
Compartilhar matéria

No Dia do Cinema Nacional deste ano, celebrado nesta quinta-feira (19), o Brasil tem mais do que motivos para comemorar e se orgulhar da produção cinematográfica do país, agora que o país tem seu primeiro Oscar, vencido por "Ainda Estou Aqui".

Para celebrar a data, a CNN Brasil reuniu 10 títulos nacionais disponíveis em streamings para você assistir em casa:

"Ainda Estou Aqui" (2024)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano, "Ainda Estou Aqui" já está disponível no Globoplay. A trama que traz Fernanda Torres e Selton Mello entre os protagonistas, acompanha a família Paiva, quando o pai, Rubens Paiva, desaparece após ser levado por militares durante o período da ditadura.

"Homem com H" (2025)

A mais recente cinebiografia sobre a vida de Ney Matogrosso, "Homem com H" passa pela trajetória do artista protagonizado por Jesuíta Barbosa. O longa chegou à Netflix nesta semana.

"Bacurau" (2019)

O faroeste franco-brasileiro se passa no povoado de nome homônimo no interior de Pernambuco, que começa a ser atacado com a chegada de estrangeiros na região. Estrelado por Sônia Braga e Silvero Pereira, "Bacurau" está disponível no Globoplay, Apple TV, Telecine e para aluguel no YouTube.

"O Lobo Atrás da Porta" (2013)

Um suspense de dar frio na espinha! Em "O Lobo Atrás da Porta", Bernardo e Sylvia, vividos por Milhem Cortaz e Fabiuela Nascimento, vão à delegacia após o desaparecimento de sua filha, Clara, e durante a investigação, mentiras e vinganças vem à tona. Disponível na Apple TV e para aluguel no Prime Video e YouTube.

Jogo de Cena (2007)

Um dos documentários mais célebres da carreira de Eduardo Coutinho, "Jogo de Cena" traz o depoimento de 23 mulheres comuns que narram suas vidas, enquanto atrizes consolidadas como Marília Pêra e Fernanda Torres, reinterpretam as entrevistas dessas personagens. Disponível na Netflix e Globoplay.

"Carandiru" (2003)

Baseado no livro "Estação Carandiru" escrito por Dráuzio Varella, a produção se passa na antiga Casa de Detenção de São Paulo na década de 1990, quando um médico sanitarista chega ao presídio em um trabalho de prevenção à AIDS. Dirigido por Hector Babenco e protagonizado por Wagner Moura, Caio Blat e Rodrigo Santoro, pode ser assistido na Netflix, Globoplay e para compra no YouTube.

"Estômago" (2008)

O longa que ganhou uma sequência em 2024, traz a história de Raimundo Nonato, que descobre que com o talento na cozinha pode ter uma vida melhor. Disponível no Globoplay e no Telecine.

"As Boas Maneiras" (2017)

"As Boas Maneiras" une o folclore nacional em uma leitura dramática e aterrorizante. Na trama, uma mulher grávida contrata uma babá para proteger e cuidar de seu filho quando nascer. Disponível no Reserva Imovision.

"Saneamento Básico, o Filme" (2007)

Com um elenco de estrelas como Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Lázaro Ramos, a comédia voltou aos cinemas recentemente em versão 4K. Na trama, uma pequena comunidade no interior do Rio Grande do Sul precisa criar um curta de ficção para conseguir o valor para fazer a fossa da cidade. Disponível no Globoplay e Netflix.

"Eduardo Coutinho, 7 de outubro" (2013)

No documentário, o documentarista Eduardo Coutinho inverte o jogo e é colocado em frente às câmeras de sua equipe para falar sobre seu processo criativo e seu método único. Dirigido por Carlos Nader, a produção pode ser assistida no Sesc Digital.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais