Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Dia Mundial do Teatro: saiba quais filmes famosos são inspirados em peças

    Vencedores de Oscars e clássicos são adaptações que foram dos palcos às telonas; confira

    Veja alguns filmes que usaram textos teatrais como inspiração
    Veja alguns filmes que usaram textos teatrais como inspiração Reprodução

    Giovana Christda CNN

    Celebrado desde 1961, o Dia Mundial do Teatro lembra da importância da valorização da 5ª arte. Peças de teatro são usadas como inspirações para músicas, obras de arte, dança e filmes.

    A indústria cinematográfica frequentemente faz adaptações e leva dos palcos às telonas sucessos que extrapolam seus formatos originais. Veja algumas delas!

    Dois Papas

    Anthony Hopkins como papa emérito Bento XVI em “Dois Papas” / Peter Mountain/Netflix

    Lançado em 2019, o longa foi inspirado na peça “The Pope”, de Anthony McCarten, que também foi o roteirista da produção. O filme acompanha as discussões entre o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) e o papa Bento XVI (Anthony Hopkins), que abordam questões sensíveis à Igreja Católica no século XXI.

    A direção é do brasileiro Fernando Meirelles e o longa foi indicado a quatro Globos de Ouro e três Oscars em 2020. O filme está disponível para assistir na Netflix.

    Moonlight: Sob a Luz do Luar

    Filme de 2016 foi vencedor de três Oscars
    Filme de 2016 foi vencedor de três Oscars / Reprodução

    O longa de 2016 foi inspirado na peça “In Moonlight Black Boys Look Blue”, de Tarell Alvin McCraney. O filme acompanha a vida de Chiron, personagem que explora as dificuldades do processo de reconhecimento de sua própria identidade e sexualidade.

    “Moonlight” venceu o Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado”, de “Melhor Ator Coadjuvante” e “Melhor Filme”, além de Globo de Ouro de “Melhor filme de drama”, e mais dezenas de premiações. Está disponível no Prime Vídeo, ClaroTV+ e Vivo Play.

    O Auto da Compadecida

    Cena do filme “O Auto da Compadecida” / Divulgação/Globo Filmes

    Baseado na peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, o filme foi lançado em 2000 e tem no elenco Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Marco Nanini.

    No enredo, os nordestinos João Grilo e Chicó são pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

    O filme está na Globoplay e no Vivo Play.

    Tick, Tick… Boom!

    No filme, Andrew Garfield interpreta Jonathan Larson/ Divulgação/Netflix

    O filme é baseado no musical homônimo de Jonathan Larson, também criador do musical “Rent”. O autor da peça fez uma autobiografia sobre as dificuldades na criação de sua primeira obra, “Superbia”.

    No longa, o elenco conta com Andrew Garfield, Vanessa Hudgens e Alexandra Shipp, que seguem a história de Jon, um aspirante a escritor de peças e garçom em Nova York que sonha em ter um texto adaptado para a Broadway.

    A produção está disponível na Netflix.

    10 Coisas que eu Odeio em Você

    Heath Ledger e Julia Stiles como Patrick e Pat em “10 Coisas que Eu Odeio em Você” / Divulgação

    “A Megera Domada”, de Shakespeare, foi a peça que inspirou o romance lançado nas telonas em 1999. Na trama, Bianca Stratford tem que esperar sua irmã Kat conseguir um namorado para poder sair com garotos. A mais nova, então, tenta conseguir que algum menino saia com Kat para conseguir sua liberdade.

    Os nomes das duas personagens são iguais aos originais da peça de Shakespeare, escrita em 1594, além de constarem várias referências à obra durante o longa. É possível assistir “10 Coisas que eu Odeio em Você” na Disney+.