Dia Nacional do Samba: confira 10 álbuns para celebrar a data
Deezer comemora a data com clássicos que moldaram a história do gênero

O dia 2 de dezembro marca o dia oficial de um dos gêneros mais representativos da cultura popular brasileira: o samba. Oficializado em 1964, o Dia Nacional do Samba foi criado como uma homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso.
Reconhecido internacionalmente como um ritmo essencialmente brasileiro, o samba tornou-se símbolo nacional e protagonista de uma das maiores festas do país: o Carnaval.
O gênero ganhou força ao embalar blocos de rua e desfiles, conquistando diferentes gerações, além de ter também uma variedade de vertentes que celebram sua riqueza e acompanham o dia a dia do brasileiro, como o samba de roda, o pagode, o samba-canção e produções contemporâneas.
“O samba tem uma importância muito grande para a música popular brasileira. O gênero superou barreiras, virou símbolo de resistência e hoje é sinônimo de festa e alegria, sendo o ritmo que carrega a identidade da nossa cultura, além de ser referência para muitos outros gêneros musicais que se inspiraram no samba”, destaca Eduardo Ribas, editor sênior de Música & Cultura na Deezer.
Confira a lista dos álbuns:
Grupo Fundo de Quintal - “Samba É No Fundo do Quintal”
Primeiro disco de um dos maiores grupos de sambistas do Brasil, o álbum de 1980 promete agitar qualquer roda de samba e conta com clássicos como “Você Quer Voltar” e “Olha a Intimidade”.
Grupo Revelação - “Ao Vivo No Olimpo”
Lançado em 2002, o disco reúne os maiores sucessos do grupo como "Coração Radiante", "Preciso Te Amar" e "Essência da Paixão".
Clara Nunes - “Canto das Três Raças”
Sendo a primeira mulher brasileira a vender mais de 100 mil discos, Clara Nunes eternizou a música-título do álbum como uma das maiores do MPB, lançado em 1976.
Martinho da Vila - “Martinho da Vila”
Lançado em 1969, o álbum marcou o início da carreira nacional do cantor. O disco apresentou seu estilo de samba e trouxe canções que ajudaram a estabelecer seu nome na música brasileira.
Clementina de Jesus - “Marinheiro Só”
Uma das vozes que marcou a popularização do samba no Brasil, Clementina de Jesus mesclou cantos religiosos africanos com sambas da nova geração atual no disco de 1973.
Beth Carvalho - “De Pé No Chão”
Ampliando a presença feminina no samba, Beth Carvalho mostrou ao Brasil uma nova vertente do gênero: o pagode carioca, no álbum de 1978.
Zeca Pagodinho - “Zeca Pagodinho”
Um dos ícones do Brasil, o álbum de 1986 apresentou o estilo que consagrou o cantor no samba e ajudou a projetar seu nome nacionalmente.
Paulinho da Viola - “Foi um Rio Que Passou Em Minha Vida”
Com canção homônima criada em homenagem à escola de samba Portela, Paulinho viu na boa recepção do público e da crítica um incentivo para nomear o álbum de 1970 com o título da faixa.
Cartola - “Cartola”
O álbum de estreia do sambista carioca Cartola, lançado em 1974, reúne clássicos como "Tive Sim" e "Alvorada".
Os Originais do Samba - “O Samba É a Corda… Os Originais a Caçamba”
O grupo formado no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba lançou, em 1972, o disco que ampliou sua presença no cenário do samba.


