Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Disfarce como elogio ajuda a esconder dimensão do capacitismo no Brasil

    Da CNN, São Paulo

    As frases “você é uma inspiração” ou, então, “não conseguiria, se estivesse no seu lugar” são quase tão comuns como um “bom dia” para as mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil mapeadas pelo IBGE. Ao longo das décadas, o capacitismo – preconceito contra pessoas com deficiência – ganhou uma nova cara e, às vezes, chega até a se disfarçar de elogio.

    “Um dos episódios marcantes foi logo quando eu me tornei uma pessoa com deficiência, voltei a nadar na piscina no meu condomínio, e as pessoas ficavam achando que era uma coisa surreal”, relata Emerson Damasceno, um advogado de 49 anos. É o mesmo olhar condescendente que acompanha Julia Aquino, de 23 anos: “As pessoas me falam muito que eu sou exemplo de vida, que eu sou muito guerreira, sabe? Por ter a vida que eu tenho.”

    Disfarçado de motivação, o capacitismo se reproduz a uma velocidade assombrosa nas rodas de conversa, nas timelines e até no debate político. Enquanto a acessibilidade torna-se cada vez mais exceção, a sociedade torna o simples ato de viver uma verdadeira prova de obstáculo para pessoas com deficiência – e, no fim, oferece como recompensa um elogio por, ainda assim, chegarem tão longe. 

    Neste episódio do Entre Vozes, Luciana Barreto ouve os relatos de Priscila Saatman, Emerson Damasceno, Ana Clara Moniz e Julia Aquino, pessoas com deficiência que falam sobre as múltiplas faces do capacitismo em seus cotidianos. Também participam do episódio Marivete Gesser, doutora em psicologia e coordenadora no Núcleo De Estudos Sobre Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina, e Luciana Viegas Caetano, professora e ativista anticapacitista e antirracista. Por fim, junta-se à conversa a ginasta e palestrante Laís Souza.

    Conheça os podcasts da CNN Brasil:

    CNN Mundo

    Entre Vozes

    5 Fatos

    E Tem Mais

    Abertura de Mercado

    Horário de Brasília

    Na Palma da Mari

    O Que Eu Faço?

    Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

    Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
    Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
    Foto: Arte CNN Brasil

    Tópicos