Doja Cat cancela shows para cirurgia nas amígdalas provocada por cigarro eletrônico

"Estou largando o cigarro eletrônico por um tempo, e tomara que eu não precise dele depois", disse a cantora sobre o procedimento

Doja Cat foi uma das grandes estrelas da premiação Billboard 2022, em Las Vegas
Doja Cat foi uma das grandes estrelas da premiação Billboard 2022, em Las Vegas Getty Images for MRC

Luana Franzãoda CNN*

Ouvir notícia

A cantora Doja Cat anunciou o cancelamento de shows em festivais e da participação na turnê do colega The Weeknd, por conta de uma cirurgia para a retirada das amígdalas.

Ela fez o anúncio no Twitter nesta sexta-feira (20), onde afirmou que a “cirurgia é de rotina, mas a recuperação demorará devido ao inchaço.”

“Me sinto péssima com isso, mas mal posso esperar para que se cure e eu possa voltar a fazer música e criar experiências para vocês”, declarou.

Em outras publicações na mesma rede, Cat explicou que faz uso frequente do cigarro eletrônico – que produz fumaça quente e pode prejudicar as vias aéreas. “Estou largando o cigarro eletrônico por um tempo, e tomara que eu não precise dele depois”, disse. “Estou com muito medo porque minha garganta está doendo demais. Eu chorei por horas. Não vale a pena.”

Alguns seguidores sugeriram que ela jogasse o aparelho no lixo, mas a artista explicou que, no momento, o vício ainda não permite que ela tome a atitude. “Não é sobre jogá-lo fora, é sobre não precisar mais dele. No momento, eu preciso dele. Eu não quero agora, porque estou com dor, mas meu cérebro é viciado nele.”

“Essa história [de dizer para “jogar o cigarro fora”] não ajuda ninguém e soa condescendente para qualquer um que está realmente lutando contra um vício em nicotina. Eu tentei jogar tudo fora antes, não funciona”, afirmou.

Ela ainda agradeceu o apoio dado por fãs e os desejos de recuperação: “Vocês vão me fazer chorar com todo o apoio. Eu aprecio isso. Obrigada por me apoiarem. Eu amo vocês”, publicou.

Doja Cat se apresentaria em festivais e participaria do trecho da América do Norte da turnê do The Weeknd, com quem divide a canção “You Right”.

Cigarro eletrônico

De acordo com especialistas, apesar da aparência mais inofensiva que a do cigarro tradicional – com a maior quantidade de vapor e diferentes sabores –, o cigarro eletrônico também pode causar doenças pulmonares, cardiovasculares e câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o cigarro eletrônico tem substâncias nocivas, além da nicotina. Alguns desses ingredientes podem causar a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que provoca uma sensação momentânea de prazer. O uso em situações descontraídas pode aumentar a associação a boas sensações, e agravar a dependência.

Entre os passos recomendados pelo Ministério da Saúde para parar de fumar estão cortar gatilhos do fumo, encontrar substitutos saudáveis e procurar apoio médico.

Com informações de Lucas Rocha.

*Sob supervisão.

Mais Recentes da CNN