Dos estúdios de gravações ao julgamento: relembre a trajetória de Diddy
Júri considerou, nesta quarta-feira (2), rapper culpado de 2 das 5 acusações contra ele
Sean "Diddy" Combs, o magnata do hip-hop que descobriu a Notorious BIG e comandou uma das gravadoras mais icônicas do gênero, foi considerado culpado nesta quarta-feira (2) de crimes relacionados à prostituição, mas absolvido de conspiração para extorsão e duas acusações de tráfico sexual.
No total, Combs enfrentava cinco acusações: uma de conspiração para extorsão, duas de tráfico sexual e duas de transporte para prostituição. Ele foi considerado culpado apenas nas duas acusações de transporte para prostituição, e inocente nas outras três.
Isso quer dizer que Combs pode pegar até 20 anos de prisão, já que a pena máxima de transporte para prostituição é de 10 anos cada acusação. Mas o juiz Arun Subramanian pode decidir por um tempo menor caso ache necessário.
Nesta quarta (2), às 18h no horário de Brasília, ainda acontecerá a audiência de fiança que decidirá se o magnata da música será liberto enquanto aguarda a sentença.
Relembre a linha do tempo de sua carreira e os problemas legais que enfrentou
- 1993 - Combs funda sua gravadora Bad Boy Records, trazendo consigo o rapper Christopher Wallace (the Notorious BIG) de sua antiga gravadora.
- 1996 - Sob o nome “Puff Daddy”, Combs lança seu primeiro álbum solo, intitulado "No Way Out", que mais tarde ganha um Grammy de Melhor Álbum de Rap.
- 1999 - Combs se declara culpado em um tribunal estadual de Nova York de assédio por agredir o empresário de outro rapper e é condenado a um dia de aula de controle da raiva. Vários meses depois, Combs é acusado de porte ilegal de arma por um tiroteio em uma boate na Times Square, em Nova York, mas é absolvido no julgamento.
- 2001 - Um radialista de Detroit processa Diddy por agressão, alegando que os associados do magnata do rap o agrediram e destruíram uma fita de entrevista. Combs nega qualquer irregularidade e é finalmente absolvido pelo júri.
- 2003 - Um ex-sócio processa Combs por supostamente ameaçá-lo com um taco de beisebol. Combs nega as acusações, e o caso é arquivado após um tribunal de apelações considerar que o prazo de prescrição havia expirado.
- 2008 - O magnata da música resolve privadamente um processo movido por um homem que alegou que ele o socou do lado de fora de uma boate de Hollywood.
- 2015 - Combs é preso por agressão agravada após uma discussão com o treinador de futebol americano do filho em Los Angeles. As acusações são posteriormente retiradas.
- 2017 - O ex-chef pessoal de Combs processa o magnata por assédio sexual e retaliação. O caso é encerrado por um valor não revelado dois anos depois.
- 16 de novembro de 2023 — A ex-namorada de Combs, Cassie Ventura, processa Combs em um tribunal federal de Nova York por estupro, tráfico sexual e abuso físico. Combs e Ventura chegam a um acordo por US$ 20 milhões um dia depois.
- 17 de maio de 2024 — A CNN divulga imagens que supostamente mostram Combs agredindo violentamente Ventura em um hotel em Los Angeles em 5 de março de 2016.
- 19 de maio de 2024 — Combs publica um vídeo de desculpas pelo incidente de Ventura, dizendo que está "verdadeiramente arrependido" por suas ações "indesculpáveis".
- 14 de outubro de 2024 — O rapper é acusado de agressão em seis novos processos civis movidos por um advogado que disse representar 120 pessoas que acusaram Combs de abuso.
- 16 de setembro de 2024 — Combs é preso em Nova York e acusado de extorsão, tráfico sexual à força e transporte para fins de prostituição. Ele se declara inocente no dia seguinte, e um juiz nega sua fiança.
- 4 de abril de 2025 — Promotores federais em Manhattan apresentam uma acusação expandida, acusando Combs de cinco acusações criminais. Combs se declara inocente duas semanas depois.
- 5 de maio de 2025 — O julgamento de Combs começa com a seleção do júri perante o juiz distrital dos EUA, Arun Subramanian, no tribunal federal de Manhattan.
- 24 de junho de 2025 — Promotores encerram o caso após seis semanas de depoimentos. A defesa não convoca testemunhas, mas mostra aos jurados mensagens de texto entre Combs e Ventura.
- 2 de julho de 2025 — Combs foi considerado culpado de crimes relacionados à prostituição, absolvido de conspiração para extorsão e duas acusações de tráfico sexual.
*Publicado por Ana Beatriz Dias, da CNN


