Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Duna”: 7 outras produções para quem amou os filmes da saga

    Novo filme da franquia criada por Frank Herbert estreou em 25 de fevereiro nos cinemas; CNN preparou lista com outras obras similares ao universo

    "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" e "Blade Runner 2049"
    "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" e "Blade Runner 2049" Divulgação/ 20th Century Fox// Divulgação/ Warner Bros.

    Nicoly Bastosda CNN

    São Paulo

    A franquia “Duna”, uma das adaptações de ficção científica mais populares dos últimos anos, estreou um novo filme na última quinta-feira (29). Sucesso em bilheteria, a história originalmente publicada em 1965 é considerada por muitos uma produção que abriu portas para a construção de outras obras do gênero – algumas delas sendo mundialmente conhecidas.

    Sob direção de Denis Villeneuve, a nova trama é uma adaptação do livro homônimo de Frank Herbert e é protagonizada por Timothée Chalamet. No elenco também constam Austin Butler, Zendaya e Florence Pugh.

    Em “Duna”, o enredo gira em torno de Paul Atreides, um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.

    Um fenômeno, o novo filme da franquia garantiu o primeiro lugar no fim de semana de sua estreia, com fortes vendas nos Estados Unidos, chegando à cifra dos milhões no país e globalmente.

    Para quem gostou do universo e história dos filmes e livro de “Duna” e quer mergulhar em produções cinematográficas similares, a CNN separou uma lista com 7 delas. Confira!

    Filmes para quem amou assistir “Duna”

    • “2001 – Uma Odisseia no Espaço” (1968)

    Ficção científica dirigida por Stanley Kubrick, é inspirada na obra homônima do autor Arthur C. Clarke. Tanto o filme quanto o livro foram produzidos ao mesmo tempo e lançados três anos depois da primeira obra de “Duna”.

    Na trama, o personagem Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão.

    Logo no início, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

    Onde assistir? O filme está disponível no Prime Video.

    • “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977)

    A saga “Star Wars” tem o universo mais comparado a “Duna”. A trama, de fato, apresenta algumas similaridades, principalmente se tratando sobre seu primeiro filme lançado, o “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977).

    No enredo de Star Wars, o jovem Luke Skywalker se envolve em uma guerra civil entre o tirano Império Galáctico e a Aliança Rebelde, parecida com o que o personagem de Timothée Chalamet é metido no primeiro longa de “Duna”.

    Frank Herbert chegou a falar sobre as similaridades do universo de “Star Wars” com o mundo de “Duna”. Em um discurso realizado na Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, em 1985, o autor disse:

    “Existem mais ou menos 16 pontos de identidade entre o livro Duna e Star Wars. Coincidência? Não existem tantas estrelas no universo.”

    Denis Villeneuve também chegou a comparar as duas obras, em uma entrevista ao Yahoo Entertainment, publicada em 2021.

    “Star Wars foi profundamente inspirado em Duna… E então nós fazendo Duna 40 e poucos anos depois, é como se estivéssemos em um mundo ocupado pelo Império de Star Wars. Portanto, é até um desafio definir a nossa identidade sabendo que existe aquela grande criatura gigantesca que é Star Wars que está lá fora. Foi um desafio”, disse o diretor.

    Onde assistir? Os filmes de “Star Wars” estão disponíveis no Disney+.

    • “Mad Max” (1979)

    “Mad Max” é uma franquia de ficção científica que contém elementos de ação baseada em um futuro pós-apocalíptico, criada por James McCausland e George Miller. Assim como “Duna”, a franquia investe nos visuais do universo criado.

    Em sua história, constam um deserto sem recursos, onde o abastecimento de água é bastante limitado, fazendo a sociedade ser violenta e reativa em meio a um regime de governo opressivo.

    O enredo, imerso em um mundo mergulhado em guerra, fome e caos financeiro conta com o policial Mad Max, que não tem mais nada além de seus instintos de sobrevivência e retaliação, e começa uma vingança contra a gangue que perseguiu e assassinou sua esposa e filhos.

    Onde assistir? O filme está disponível na Max (antiga HBO Max).

    • “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001)

    “Duna” é considerada o “Senhor dos Anéis” da ficção científica. Isso porque, a obra de fantasia escrita por J. R. R. Tolkien foi lançada em 1954 e considerada revolucionária e grandiosa para o gênero da fantasia, assim como a obra de Frank Herbert para seu nicho.

    A trilogia de filmes existentes sobre a obra é composta por um universo fantástico próprio, que conta a história de um hobbit que recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal.

    Ao seu lado para o cumprimento de uma grande jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove seres que formam a Sociedade do Anel.

    Onde assistir? Os filmes estão disponíveis na Max (antiga HBO Max).

    • “Interstellar” (2014)

    Longa de ficção científica e aventura traz uma história no espaço com uma versão mais jovem de Timothée Chalamet no elenco. O universo espacial criado na obra é considerado pelos fãs como grandioso e rico em detalhes.

    Na trama, dirigida por Christopher Nolan, as reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.

    Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

    Onde Assistir? O filme está disponível na Max (antiga HBO Max).

    • “Perdido em Marte” (2015)

    “Perdido em Marte” é uma adaptação de “The Martian”, de Andy Weir, que, por sua vez, é inspirada no local criado em “Duna”, onde humanos precisam arranjar meios para sobreviver em um futuro e lugar distópicos.

    Wadi Rum, áreas de dunas e montanhas localizada na Jordânia, é um local que inclusive foi cenário para a gravação tanto de “Perdido de Marte”, quanto de “Duna”.

    Na trama, o astronauta Mark Watney é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto e acaba abandonado pelos colegas. O homem, então, acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

    Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.

    Onde assistir? O filme está disponível no Star+.

    • “Blade Runner – O Caçador de Androides” (1982)

    Uma adaptação de “Duna” inicialmente seria dirigida por Riddle Scott, que chegou a desistir do projeto. O diretor, então, encabeçou outros projetos sobre distopias, sendo a adaptação de “Blade Runner – O Caçador de Androides”, (1982) de Philip K. Dick, um deles.

    A ficção científica do século 20 se passa no século 21, quando uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

    Coincidentemente o novo diretor de “Duna”, Denis Villeneuve, também chegou a encabeçar uma produção sobre “Blade Runner”. Lançada em 2017, a nova adaptação levou o nome de “Blade Runner 2049”.

    Onde assistir? “Blade Runner – O Caçador de Androides” está disponível na Max (antiga HBO Max), enquanto “Blade Runner 2049” (2017) está disponível na Netflix.