Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Entenda como funciona algoritmo que faz Shakira ser rainha viral no TikTok

    Algoritmo da rede social chinesa está mudando radicalmente a disseminação da cultura pop e seus negócios pelo mundo; Veja por que

    Cantora Shakira é viral no TikTok
    Cantora Shakira é viral no TikTok Getty Images

    Miguel Ángel Antoñanzasda CNN

    A cantora colombiana Shakira se tornou a rainha viral no TikTok. Um dos vídeos da artista dançando, postado pela cantora em 17 de maio de 2022, em sua conta no TikTok, superou mais de 100 milhões de reproduções.

    A artista colombiana, que tem mais de 36 milhões de seguidores, postou o vídeo que recria o desafio de dança de TikTok feito no programa do apresentador americano Jimmy Fallon.

    Os vídeos curtos, onde Shakira canta e dança, tem um alcance gigantesco. Mas como isso é possível? Graças ao algoritmo do TikTok.

    Um algoritmo que está mudando como consumimos a cultura popular em todo o mundo.

    No caso de Shakira, ela já era famosa antes do TikTok. Mas veja o exemplo do jovem Reece Feldman. Ele tem 23 anos e é um assistente de produção de filmes em Nova York, nos Estados Unidos. Suas publicações no TikTok dão conselhos de produção ou ele simplesmente simula cantar, mostrando sua rotina cotidiana.

    No começo, o jovem tinha apenas cerca de 6 mil visualizações. Agora ele já alcança mais de 81 milhões de curtidas e os seus seguidores chegam a quase 2 milhões na plataforma.

    Feldman foi até convidado pela Academia de Hollywood como comunicador no Oscar. O jovem foi encarregado de entrevistar as celebridades e nominados do prêmio, além de fazer os bastidores durante a entrega da premiação do Oscar em 2022.

    @guywithamoviecamera while it’s not the Globes I think the @oscars isn’t too bad of a second fiddle 🥲 (thank you all so much for following along and I can’t wait to show you more!) #OscarsAtHome #academyawards #awardshow #filmtok #letterboxd ♬ feeling whitney – favsoundds

    Este é o poder do TikTok.

    O algoritmo do TikTok aprende os interesses e preferências dos usuários em tempo real, quando eles interagem com um conteúdo. Isso permite que, em pouco tempo, um vídeo tenha sucesso imediato e espetacular, enquanto se criam estrelas midiáticas de forma muito rápida.

    Isso provoca um efeito de tendências cada vez mais efêmeras, mais curtas e que se criam novos nichos para as audiências que se é entregada essa mensagem.

    Agora, a plataforma tornou-se é uma indústria de agência de talentos, produtores e publicitários que estão dedicados a conseguir essa lucrativa posição para seus clientes através do TikTok.

    @shakira #TeFelicito on @fallontonight #FallonTonight ♬ Te Felicito – Shakira & Rauw Alejandro

    Clientes que partiram do anonimato e que conseguiram fama de uma maneira espontânea, muitas vezes por uma imitação ou paródia de algo, uma referência feita de um influencer e outros já famosos e consolidam seu nome surfando na onda dos algoritmos.

    Como foi o caso, em 2021, de um vídeo da cantora Olivia Rodrigo que criou uma cascata de usuários e paródias que viraram uma obsessão. Isso fez com que a canção Driver’s License conseguisse mais de 1 milhão de reproduções no Spotify e ficasse por 8 semanas no topo da lista do Billboard Hot, implicando uma monetização altíssima.

    O paradoxo é que o seguidor pode se aventurar na carreira de cantor, ator, escritor ou consultor de maquiagem e moda apenas com um vídeo bacana e espirituoso, e a um custo quase nulo.

    Tudo graças ao algoritmo na plataforma de origem chinesa que já tem mais de 1 bilhão de usuários conquistados em apenas 5 anos.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original