Entenda por que “Dawn FM”, novo álbum de The Weeknd, está dando o que falar

Produção do cantor canadense tem participações de Jim Carrey e grandes nomes da música como Lil Wayne, Quincy Jones e Calvin Harris

Divulgação

Luis Felipe Abreucolaboração para a CNN

Ouvir notícia

O cantor e compositor The Weeknd lançou nesta sexta-feira (7) “Dawn FM”, seu quinto álbum de estúdio. A produção dá sequência ao premiado “After Hours”, de 2020, e traz dezesseis faixas inéditas, entre canções e vinhetas.

A produção é conceitual, ao gosto de Abel Tesfaye – real nome do artista. A ideia por trás do disco é o de uma “estação de rádio do purgatório”, segundo revelou à revista Billboard. Logo na primeira faixa, podemos ouvir o apresentador de um programa dessa estação fictícia recebendo os ouvintes: “Você está ouvindo agora a 103.5 Dawn FM”. A voz, que pontua diversas faixas do álbum, é do comediante Jim Carrey.

A surpreendente presença do ator, que chamou atenção dos ouvintes, não é a única participação. Como um bom programa de rádio, “Dawn FM” conta com diversos outros convidados ilustres, que emprestam vozes e composições a esse novo lançamento de The Weeknd.

Confira abaixo todas as participações que podem serem ouvidas no álbum:

Jim Carrey

O ator, mais conhecido por sua atuação em comédias como “O Máskara” e “Ace Ventura”, dá voz ao principal personagem de “Dawn FM”. Como DJ da rádio-título, ele surge entre as músicas, conversando com os ouvintes. Carrey inclusive ajudou a escrever “Phantom Regret by Jim”, faixa que narra, e que encerra o disco com um discurso sobre a morte e a aceitação.

Tesfaye e Carrey são vizinhos em Los Angeles, e já haviam comentado anteriormente sobre sua amizade. Após o lançamento do álbum, o ator tuitou sobre a obra: “Ouvi ‘Dawn FM com meu bom amigo Abel ontem à noite. É profundo, elegante e me fez dançar pela sala. Estou radiante em participar dessa sinfonia”.

Quincy Jones

Ouvimos também a voz do gigante da indústria fonográfica, responsável por produzir artistas como Frank Sinatra, Aretha Franklin e, sobretudo, Michael Jackson (tido como a maior influência de The Weeknd). Jones tem para si a faixa “A Tale by Quincy”, um depoimento do músico de 88 anos, refletindo sobre sua infância, ao som de uma produção pop com referências a seus trabalhos nos anos 1980.

Tyler, the Creator

Também convidado para a transmissão da rádio de Tesfaye, o rapper participa com o refrão de “Here We Go… Again”. É a primeira parceria entre os músicos, mas The Weeknd já havia manifestado seu desejo em trabalharem juntos à revista GQ, em 2021: “Ele é alguém que eu admiro por não ter vergonha de demonstrar seus sentimentos”. No ano passado, Tyler já havia lançado seu último álbum “Call Me If You Get Lost”.

Lil Wayne

O rapper contribui na música “I Heard You’re Married”. Considerado um dos mais influentes nomes do hip-hop contemporâneo, Wayne já colaborou também com artistas como Kanye West e Drake. Seu disco mais recente, “Funeral”, foi lançado em 2020.

Calvin Harris

“I Heard You’re Married” marca também a presença do DJ e compositor britânico, co-produtor da faixa. Harris, conhecido por sucessos como “Summer” e “Feel So Close” já havia trabalhado com The Weeknd em “Over Now”, canção lançada em 2020.

Max Martin

O compositor e produtor sueco é uma das figuras mais influentes no mundo da música hoje, responsável por sucessos de artistas como Britney Spears, Taylor Swift e Maroon 5. Martin já havia colaborado com os álbuns anteriores de The Weeknd “Beauty Behind the Madness”, de 2015; “Starboy”, de 2016; e “After Hours”, em 2020. Em “Dawn FM”, ele contribui em mais da metade das faixas: incluindo as promessas de hit “Take my Breath” e “Out of Time”.

Swedish House Mafia

A influência da música eletrônica europeia também é expressa na participação do grupo sueco de house music, famoso pela canção “Don’t Worry Child”, de 2012. A banda aparece auxiliando na composição e na produção de “How Do I Make You Love Me?”, e já havia participado do single de 2021 de The Weeknd, “Moth to a Flame”.

Oneohtrix Point Never

OPN ou Daniel Lopatin é um produtor e compositor estadunidense que assina junto a The Weeknd praticamente todas as faixas de “Dawn FM”. Lopatin é conhecido por sua produção eletrônica em gêneros experimentais como o vaporwave, mas também como compositor de trilhas sonoras de filmes como “Joias Brutas”. Amigo de Tesfaye, o músico já havia sido o diretor de seu show no SuperBowl, em fevereiro de 2021, além de colaborado com canções de “After Hours”.

Mais Recentes da CNN