Ex-BBB Alane Dias estreia como atriz em "O Verão da Lata"
Paraense recém-formada em artes cênicas íntegra filme inspirado em episódio histórico e vive fase de ascensão ao lado de Francisco Gil e da Grande Rio

A paraense Alane Dias, 26, ex-participante do Big Brother Brasil 24, acaba de alcançar dois marcos importantes na carreira: formou-se em Artes Cênicas no último mês de novembro, no Rio de Janeiro, e agora confirma sua estreia como atriz no filme "O Verão da Lata", produção que revive um episódio emblemático de 1987, quando latas contendo maconha surgiram misteriosamente em praias brasileiras.
Dirigido por Santiago Dellape, o longa é uma comédia policial prevista para chegar aos cinemas em 2026 e reúne nomes como Samantha Schmütz, Babu Santana, Rafael Saraiva, Humberto Martins, Leandro Firmino e outros artistas.
Alane integra o elenco em um dos seus primeiros trabalhos no cinema, consolidando a transição do reality para a atuação profissional. Nas redes sociais, a atriz celebrou a conclusão da faculdade de teatro e compartilhou o longo percurso até o diploma.
Ela relembrou que deixou Belém rumo a São Paulo em março de 2023 para perseguir o sonho de ser atriz, enfrentando desafios que, segundo ela, são comuns a nortistas e nordestinos que chegam ao “eixo onde tudo acontece”.
“Eu me formei na faculdade de teatro. Tem tempo que eu idealizo esse momento. Não é fácil sair do Norte e chegar na grandeza de São Paulo. Passei por muita coisa sozinha naquela cidade. Me inscrevi num reality show porque não tinha dinheiro e precisava de um milagre pra mudar de vida. O milagre aconteceu. Tudo mudou, mas o meu sonho permaneceu”, detalhou.
A atriz também destacou que, mesmo com a visibilidade do BBB, escolheu continuar estudando: “Eu sei que eu poderia abandonar esses estudos e conseguir abrir caminhos por contatos, mas eu escolhi e vou seguir escolhendo estudar. Eu me formei na faculdade de artes cênicas no ano mais corrido da minha vida”, disse.
Além da emoção pela formatura, ela comemorou a oportunidade de já estar vivenciando outro sonho: “Não só realizei esse sonho como estou realizando outro: estou gravando meu primeiro filme com um elenco incrível.”
Vida pessoal e Carnaval
Alane vive ainda um momento de grande exposição pública fora das telas. Ela é namorada de Francisco Gil, 30, filho da cantora Preta Gil e neto de Gilberto Gil, 83. O casal costuma aparecer junto em eventos e nas redes sociais.
No Carnaval, a ex-BBB também mantém um posto de destaque: pelo segundo ano consecutivo, será musa da Grande Rio, escola da qual se tornou uma das principais figuras jovens.


