Família de George Floyd fala em processar Kanye West após comentários do rapper
West associou a morte de Floyd ao uso de fentanil, não à abordagem do policial Derek Chauvin; "Se você olhar, o joelho do cara nem estava no pescoço dele assim”, disse o cantor em podcast
Os últimos comentários controversos de Kanye West podem levá-lo a uma batalha legal.
O artista e empresário, que mudou o nome para “Ye”, falou em um episódio recente do podcast “Drink Champs”, onde discutiu a morte de George Floyd e vários outros temas.
“Eu assisti ao documentário de George Floyd que Candace Owens lançou. Uma das coisas que seus dois colegas de quarto disseram foi que eles queriam um cara alto como eu e, no dia em que ele morreu, ele fez uma oração por oito minutos”, disse West. “Eles bateram nele com o fentanil. Se você olhar, o joelho do cara nem estava no pescoço dele assim.”
O ex-policial de Minnesota, Derek Chauvin, ajoelhou-se no pescoço de Floyd, de acordo com o testemunho de Chauvin no julgamento do médico legista que realizou a autópsia de Floyd e manteve sua descoberta inicial de que sua morte foi resultado de “parada cardiopulmonar” ocorrida durante “subjugação da aplicação da lei, contenção e compressão do pescoço”.
O médico legista do condado de Hennepin, Dr. Andrew Baker, disse durante seu depoimento que a doença cardíaca de Floyd e o uso de fentanil foram fatores que contribuíram para sua morte, mas não a causa direta.
O advogado de direitos civis Lee Merritt, que representou a família Floyd, twittou no domingo (16) que eles estão considerando uma ação legal contra West.
“Embora não se possa difamar os mortos, a família de #GeorgeFloyd está considerando um processo pelas falsas declarações de Kanye sobre a forma de sua [de Floyd] morte”, twittou Merritt. “Afirmar que Floyd morreu de fentanil e não pela brutalidade estabelecida criminal e civilmente mina e diminui a luta da família Floyd.”
Merritt disse à CNN que foi alertado sobre os comentários de West pelo irmão de Floyd, Philonise Floyd, que lhe disse que queria entrar com um processo de difamação contra a celebridade.
Embora isso não seja legalmente possível porque George Floyd está falecido, disse Merritt, existem outras vias legais a serem seguidas, incluindo a família Floyd possivelmente processando por infligir intencionalmente sofrimento emocional.
“Eu reuni uma equipe de trabalho para investigar as declarações [de West] e investigar a fonte dessas declarações”, disse Merritt.
A CNN entrou em contato com um representante de West para comentários adicionais.
As observações de West sobre Floyd ocorrem em meio a uma reação às recentes postagens de mídia social de West que foram criticadas como antissemitas e sua decisão de vestir a si mesmo e a vários modelos com camisas “White Lives Matter” em um recente desfile de moda.
O vídeo de Chauvin ajoelhado no pescoço de Floyd por mais de oito minutos provocou protestos e pedidos de justiça em todo o mundo.
Chauvin foi condenado em abril de 2021 por acusações de assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau e sentenciado a 22 anos e meio de prisão .