#CNNPop

Festival de Cannes: Kleber Mendonça Filho vence como Melhor Diretor

Brasileiro recebeu o reconhecimento pelo filme "O Agente Secreto", que também levou Melhor Ator com Wagner Moura

Tamiris Gomes e Giovana Christ, da CNN
Kleber Mendonça Filho ganhou como Melhor Diretor na 78ª edição do Festival de Cannes, em 2025
Kleber Mendonça Filho ganhou como Melhor Diretor na 78ª edição do Festival de Cannes, em 2025  • Andreas Rentz/Getty Images
Compartilhar matéria

O diretor Kleber Mendonça Filho, 56, venceu o prêmio de Melhor Diretor por "O Agente Secreto" na 78ª edição do Festival de Cannes. O anúncio foi feito no último dia do evento, neste sábado (24), na cidade do litoral da França.

O longa brasileiro recebeu outro reconhecimento, de Melhor Ator, pela atuação do ator brasileiro Wagner Moura, 48. Kleber Mendonça Filho se junta a Glauber Rocha que foi premiado pelo "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", em 1969.

"O Agente Secreto" é um thriller sobre a ditadura foi ovacionado em sua estreia, conquistando 13 minutos de aplausos em sua exibição em Cannes, além ter recebido aprovação máxima da crítica.

O escolhido para a Palma de Ouro, prêmio principal do festival, foi "It Was Just an Accident", do iraniano Jafar Panahi.

Sobre o que fala "O Agente Secreto"?

A trama é ambientada na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), que retorna ao cinema brasileiro. Nomes como Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) compõem o elenco.

Veja o momento da premiação de Kleber Mendonça Filho

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais