Festival de Cannes: veja quem são os homenageados desta edição
Premiações do cinema homenageia grandes nomes do setor com a Palma de Ouro honorária
A 77ª edição do Festival de Cannes começou nesta terça-feira (14), e diversas estrelas do mundo cinematográfico já estão passando pelos corredores do Marché du Film, na França.
Além dos mais de 50 filmes exibidos no festival, dos quais 20 concorrem à Palma de Ouro, a organização do evento também homenageia grandes nomes do setor.
Neste ano, a atriz Meryl Streep, o diretor George Lucas e o grupo Studio Ghibli estão entre os homenageados que receberão uma Palma de Ouro honorária.
Meryl Streep
A atriz norte-americana é a convidada de honra da cerimônia de abertura da 77ª edição do Festival de Cannes e receberá uma Palma de Ouro honorária.
É ela que dará o pontapé inicial à competição que começa nesta terça (14) e termina no dia 25, com a lista de prêmios entregue pela Presidente do Júri, Greta Gerwig.
A homenagem ocorre 35 anos depois que Streep venceu o prêmio de Melhor Atriz por “Um Grito no Escuro”, em 1989, na sua única aparição em Cannes antes dessa edição.
“Estou imensamente honrada em receber a notícia deste prestigioso prêmio. Ganhar um prêmio em Cannes, para a comunidade internacional de artistas, sempre representou a maior conquista na arte do cinema. Ficar na sombra daqueles que já foram homenageados me faz sentir igualmente humilde e emocionada”, disse a atriz em nota divulgada pelo evento.
Meryl Streep atravessou quase 50 anos trabalhando com cinema, já recebeu 21 indicações ao Oscar e levou três estatuetas para casa. Ela participou de inúmeras produções de sucesso, como “Kramer vs. Kramer”, “A Escolha de Sofia”, “O Diabo Veste Prada”, “Mamma Mia!”, “A Dama de Ferro”, dentre outras.
George Lucas
O diretor, roteirista e produtor mundialmente conhecido pela saga de filmes “Star Wars” também será homenageado com uma Palma de Ouro honorária neste ano.
A homenagem ocorrerá no encerramento do festival, no Grand Théâtre Lumière, em 25 de maio.
“Fiquei surpreso e encantado quando meu primeiro filme, ‘THX-1138’, foi selecionado para ser exibido na Croisette em 1971. Desde então, voltei inúmeras vezes ao Festival como roteirista, diretor e produtor. Estou verdadeiramente honrado por este reconhecimento especial que significa muito para mim”, disse Lucas em comunicado do Festival de Cannes divulgado à imprensa.
Com a saga “Star Wars”, George Lucas imaginou um universo inteiro, com seus povos, sua geografia, suas línguas e seus costumes, que acabou se tornando um marco cultural no mundo todo — e segue inspirando novas produções até hoje.
Ele também esteve ao lado de Steven Spielberg como um dos criadores e produtores de outra saga que entraria para a história do cinema: “Indiana Jones”.
Além disso, ele também foi um dos pioneiros da indústria de efeitos visuais e criou uma empresa para ajudar a desenvolver novas tecnologias.
Studio Ghibli
Esta será a primeira vez que o Festival de Cannes concede uma Palma de Ouro honorária para um grupo coletivo de pessoas: o estúdio de animação japonês Studio Ghibli.
Fundado há 40 anos por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o estúdio se tornou um dos ícones mundiais do cinema de animação.
“Percorremos um longo caminho desde que o Studio Ghibli se tornou tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido, estou confiante de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderado por equipes que darão continuidade ao espírito da empresa. Eu ficaria muito feliz se vocês continuarem interessados em nossas conquistas”, declarou Toshio Suzuki, cofundador do estúdio, em nota divulgada pelo evento
.O estúdio é responsável por filmes como “O Menino e a Garça“, que ganhou o Oscar de Melhor Animação deste ano, além de títulos como “A Viagem de Chihiro“, “Meu Amigo Totoro” e o “Castelo Animado“.
77ª edição do Festival de Cannes
O evento começa nesta terça-feira (14) e vai até o dia 25 de maio. Nos próximos 12 dias, ocorrem diversas atrações, como mostras, aulas, homenagens e exposições — sendo a Seleção Oficial de filmes a principal.
Dos mais de 50 títulos exibidos no festival, 20 concorrem à Palma de Ouro, um dos prêmios de maior prestígio da indústria cinematográfica.
O evento reúne profissionais do setor, entre eles produtores, compradores, distribuidores e diretores, e pode servir como um encontro de negócios entre eles. Para jornalistas e críticos de cinema, é a oportunidade de ver em primeira mão filmes que podem bombar ao longo do ano.
Neste ano, também figuram na lista filmes e diretores brasileiros, confira quais aqui.
*Com informações de Marina Toledo, da CNN