Festival de Cinema de Madri celebra a 30ª edição; brasileiros concorrem
Crítica diz que festival é conhecido como o 'Oscar ibero-americano'
O Festival de Cinema de Madri chega a 30ª edição e tem brasileiros concorrendo em diferentes categorias. A crítica de cinema Flávia Guerra contou à CNN neste domingo (3) as chances nacionais de levar a premiação.
"Tem Regina Casé concorrendo como melhor atriz por 'Três Verões', dirigindo pela Sandra Kogut. O filme já ganhou vários prêmios no mundo. A Bárbara Paz concorre com o documentário 'Babenco - alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou', premiado no Festival de Veneza ano passado. E a animação 'O Pergaminho Vermelho', de Nelson Botter Júnior", enumera.
A jornalista explica que a premiação é importante para a indústria. "A gente chama de 'Oscar ibero-americano', e é importante para enxergar quais grandes filmes de Portugal, Espanha e países latino-americanos, de língua portuguesa e espanhola, assistir. É importante para a indústria."
"Nós brasileiros não somos tão favoritos esse ano, mas representamos bem. A Regina pode sair vencedora sim, mas muitos dos latino-americanos não veem o cinema brasileiro, muitos dos que votam não conhecem tanto o trabalho dela. As atrizes espanholas, colombianas, argentinas, acabam tendo mais entrada", avalia Flávia.
Entre os filmes favoritos, Flávia cita 'A chorona' e o longa 'A ausência que seremos'.
Tapete vermelho maior
Medidas sanitárias por conta da Covid-19 foram tomadas, segundo Flávia. "O tapete vermelho é três vezes maior do que nos anos anteriores. O distanciamento é de dois metros entre as equipes. Todos tiveram que fazer teste de PCR e apresentar certificado de vacina".
*Publicado por Thâmara Kaoru