Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Fico insegura, foge do controle”, diz Laerte sobre adaptação de quadrinhos

    "Overman", filme baseado em personagem criado pela artista, traz super-herói tipicamente brasileiro

    Laerte segura pôster do filme "Overman", baseado em seu quadrinho sobre super-herói brasileiro
    Laerte segura pôster do filme "Overman", baseado em seu quadrinho sobre super-herói brasileiro Giovanna Bronze/CNN

    Giovanna Bronzeda CNN

    São Paulo

    Considerada uma das maiores cartunistas do Brasil, Laerte faz sucesso cada vez que produz uma nova tirinha ou quadrinho. Acostumada a trabalhar só ela e o lápis, a artista revelou se sentir insegura com adaptações de sua obra pois acaba sendo um trabalho a muitas mãos. “A gente se sente insegura, como se alguma coisa fugisse do nosso controle”, explicou Laerte durante o CCXP Unlock, pré-evento da Comic Con Experience 2023.

    “É um sentimento confuso porque eu trabalho basicamente sozinha, como a maior parte dos autores e autoras de quadrinhos”, explicou a artista. “A parceria não é uma experiência muito comum, mas eu tenho aprendido muito desde as primeiras experiências em participar de um trabalho de equipe, um trabalho coletivo, que foi no caso a TV Pirata, depois TV Colosso – e foi a primeira vez que eu vi os meus ovinhos fazendo parte de outro omelete, entrando numa composição mais complexa.”

    “É um sentimento duplo porque a gente se sente insegura, como se alguma coisa fugisse do nosso controle. A ideia autoral é uma ideia de controle também, né?”, explica Laerte. “Então tendo mais gente, por bem ou mal, você fica meio ‘vão estragar meu trabalho’. E no final não estragam, porque é uma intervenção de outra dimensão que não a do quadrinho.”

    Uma criação de Laerte vai deixar o mundo dos quadrinhos para estampar as telonas. “Overman” foi adaptado para os cinemas e será lançado em breve, uma produção da Starplus e da Migdal filmes.

    Iafa Britz, produtora head da Migdal Filmes, também participou do painel nesta quarta-feira (29). traz para CCXP23 o primeiro longa sobre um super-herói brasileiro. “Estavamos sempre atentos para levar para o filme um quadrinho da década de 90 para 2023, 2024. Eu fico obcecada com ideia de ‘será que a Laerte vai gostar? Será que ela gostou?'”, brina Iafa. “Foi um processo muito divertido, desafiador no aspecto de revisitar – o nosso desafio era e é como manter o DNA da Laerte e ao mesmo tempo transformar num filme, numa obra que pessoas que não conheceram Overman vão passar a conhecer.”

    Overman, criado por Laerte, é um super-herói brasileiro

    Overman me conquistou assim que eu vi fazendo terapia”, explica Iafa. “Faltava fazer esse super-herói brasileiro com as características brasileiras que a Laerte expôs, que é um super-herói brasileiro que passou num concurso público para ser super-herói.”

    Segundo Laerte, a inspiração veio do próprio universo já existente dos super-heróis. “Quando eu falo que a gente trabalha sozinha, é só em parte porque a gente vem mergulhada nessa cultura que a gente frequentou”, explica. “Quando jovem, eu via muita televisão, lia muito gibi, então história de super-herói fez muito parte da minha formação.”

    Segundo a artista, ela queria fazer uma paródia desse universo de superpoderosos. “Eu gosto de super-heróis e tenho um ponto de vista nacional sobre o assunto. Então eu comecei a usar uma figura de super-herói nas tiras para fazer um cartum, usando as situações típicas de aventuras de super-heróis, com cientistas do mal, vilões incríveis, para colocar num contexto de piada rápida. Acho que a primeira foi ele numa situação de trânsito, com ele parado num táxi, e o motorista pergunta ‘você não voa?”, e ele ‘não, hoje é rodízio’.”

    O ator Caco Ciocler será responsável por dar vida ao Overman nas telonas.

     

    Laerte também estará em painel de cinema nacional e no Artists’ Alley da CCXP 2023

    Além do painel que participou durante a CCXP Unlock nesta quarta-feira (29), Laerte também está confirmada para subir ao Palco Ultra da Comic Con Experience nesta quinta-feira (30). O painel “Super Produções do Cinema Nacional – O Sequestro do Voo 375 + Overman” começará às 17h.

    Fora as palestras, a artista também estará em meio a outros quadrinistas talentosos no Artists’ Alley, nas mesas K01-02 para exibir seu trabalho.