Filarmônica de NY cancela temporada pela primeira vez em seus 178 anos

CEO da orquestra norte-americana disse que músicos estão arrasados com decisão, mas que desafios de saúde e financeiros são profundos

Pela primeira vez em 178 anos, Filarmônica de NY cancelou temporada de apresentações
Pela primeira vez em 178 anos, Filarmônica de NY cancelou temporada de apresentações Foto: Iñaki Vinaixa - 15.out.2015 / Filarmônica de Nova York

Javi Morgado e Allen Kim, da CNN

Ouvir notícia

A Orquestra Filarmônica de Nova York, nos Estados Unidos, tomou uma decisão inédita em seus 178 anos de história: cancelar uma temporada.

A orquestra anunciou na terça-feira (13) que cancelou o restante de sua temporada 2020-21 até 13 de junho de 2021, citando regulamentações obrigatórias de saúde dos governos estadual e municipal durante a pandemia do novo coronavírus.

A filarmônica fechou suas portas em março, quando a pandemia começou a se espalhar pela cidade de Nova York.

Até junho do ano que vem, não haverá mais concertos ao vivo dentro do espaço, como era previsto pela organização, de acordo com um comunicado da presidente e CEO Deborah Borda, que citou “profundo pesar” pelo cancelamento.

“Nos 178 anos de história da nossa instituição, o cancelamento de uma temporada inteira marca uma estreia histórica e terrível. Se vocês estão decepcionados, saiba que todos nós estamos arrasados com esse rumo dos acontecimentos. Os desafios de saúde e financeiros – na verdade, os desafios experienciais que todos enfrentamos – são profundos.”

Assista e leia também:

Número de mortos nos EUA foi 20% maior do que o esperado entre de março e agosto
‘Ninguém sabe como será o futuro’: o impacto da COVID-19 na cena cultural de NY
Mundo ultrapassa 38 milhões de casos do novo coronavírus

“Mas a Filarmônica não sobreviveu e de fato floresceu por quase dois séculos desistindo, então não vamos desistir agora! Estamos trabalhando freneticamente para trazer a vocês e a todos os nova-iorquinos as experiências de música ao vivo com a NY Phil Bandwagon, que tenho o prazer de relatar que será retomada na primavera graças aos pedidos do público”, disse Borda.

A NY Phil Bandwagon é uma série de concertos pop-up gratuitos em locais previamente anunciados em Nova York.

Além da atração pop-up, a orquestra desenvolve uma série expandida de transmissões ao vivo a ser lançada no fim deste ano, se for permitida pelas restrições da Covid-19. De acordo com o comunicado, uma atualização sobre essas transmissões deve ser anunciada em breve.

“Mal podemos esperar para nos reunirmos com vocês, nosso público, e estamos ansiosos para compartilhar aquele momento mágico quando se ouve a primeira batida forte de um concerto da Filarmônica de Nova York”, disse Borda.

“Em nome de nossos músicos e de Jaap [van Zweden, diretor da Filarmônica], uma saudação a vocês, à música e à humanidade!”

Borda contou também que a Filarmônica publicará em breve uma atualização sobre a planejada reforma do David Geffen Hall, sua famosa sala de concertos no Lincoln Center for the Performing Arts.

Segundo ela, a temporada 2021-22 da Filarmônica será anunciada na primavera de 2021 do Hemisfério Norte.

(Texto traduzido, leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN