Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Frase de Fernanda Torres é destaque em desfile da Acadêmicos do Tatuapé

    Na avenida, escola representou evolução das noções de lei e justiça ao longo da história humana

    Vitor Soarescolaboração para a CNN

    A Acadêmicos do Tatuapé, terceira colocada no Carnaval de São Paulo em 2024, apresentou na madrugada deste sábado (1º) um desfile sobre a evolução da justiça ao longo da história e fez uma homenagem à atriz Fernanda Torres, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz.

    Com o enredo “Justiça – A Injustiça Num Lugar Qualquer É Uma Ameaça À Justiça Em Todo Lugar”, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos, a escola abordou os conceitos de lei, punição e equidade desde os sistemas arcaicos até os dias atuais.

    Um dos momentos marcantes do desfile foi a presença da frase “a vida presta”, dita pela atriz Fernanda Torres ao ser indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo filme “Ainda Estou Aqui”. A expressão apareceu em um carro alegórico que questionava a capacidade do Estado em garantir justiça, reforçando o debate central do filme estrelado por Torres.

    Carro alegórico fazia menção à incapacidade do estado em promover justiça para todos os cidadãos, temática central do filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres • Foto: Leo Franco e Natália Rampinelli

    A dimensão visual do desfile também chamou atenção, com o abre-alas de 55 metros de comprimento, que retratou os pensadores responsáveis pelos primeiros sistemas jurídicos. O espetáculo ainda trouxe uma representação de Moisés abrindo o Mar Vermelho, onde as baianas representavam as águas enquanto os hebreus atravessavam.

    Outro recurso cenográfico impactante foi o tapete cromático, que simbolizava a evolução das leis e da justiça: as cores começaram escuras, remetendo à desordem, e clarearam, simbolizando o progresso do pensamento iluminista.

    O desfile também teve momentos fortes, como a imagem de uma mulher sendo queimada, remetendo à Inquisição e aos erros históricos da justiça. No entanto, a escola enfrentou problemas técnicos com lança-chamas que falharam ao acender nos carros alegóricos, o que pode comprometer sua nota.

    A narrativa da Tatuapé culminou em uma alegoria representando a Constituição Brasileira, reforçando a ideia de que a justiça continua em evolução.

    Agenda de desfiles

    Após o desfile da Acadêmicos do Tatuapé, entra na avenida a escola Rosas de Ouro. Depois, na ordem, finaliza o dia a escola Camisa Verde e Branco.

    Na madrugada de sábado para domingo (29), a segunda parte das agremiações se apresentam no Sambódromo do Anhembi. A partir das 23h, a Águia de Ouro abre os desfiles, seguida por Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, Estrela do Terceiro Milênio e Vai-Vai.

    Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil

    Tópicos