Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Funcionários falam sobre ambiente tóxico de programa de Jimmy Fallon

    Artigo da "Rolling Stone" reuniu relatos de dois funcionários atuais e 14 ex-funcionários sobre comportamento errático do apresentador e outros problemas

    Rafael Farias Teixeiracolaboração para a CNN , São Paulo

    Um artigo publicado hoje pelo site da revista “Rolling Stone” reuniu depoimentos de dois funcionários atuais e 14 ex-funcionários que afirmam que o “The Tonight Show”, apresentado por Jimmy Fallon, tem sido um local de trabalho tóxico há anos, com episódios de bullying, assédio moral e outros comportamentos abusivos.

    O grupo afirma que tudo começa com o comportamento errático de Fallon — que tem dias positivos e outros de extrema agressividade — e chega até as outras lideranças, que mudam constantemente — foram nove showrunners, produtores principais do programa, em nove meses.

    Todos os colaboradores que falaram com a revista pediram anonimato por medo de retaliação. Sete ex-funcionários afirmam que sua saúde mental foi afetada por suas supostas experiências de trabalho no The Tonight Show.

    Segundo artigo, para eles era comum ouvir pessoas brincando sobre “quererem se matar” e que eles se referiam aos camarins dos convidados como “salas de choro”.

    A “Rolling Stone” afirma que esses colaboradores trabalharam em diversos cargos no programa, desde membros da equipe de produção até funcionários de escritório e na sala dos roteiristas do programa. Alguns dizem que deixaram o trabalho para cuidar da saúde mental, outros, que foram demitidos.

    “Ninguém disse a Jimmy: ‘Não’. Todo mundo pisou em ovos, especialmente os showrunners”, afirma um ex-funcionário. “Você nunca sabia qual Jimmy iríamos pegar e quando ele teria um ataque de raiva. Veja quantos showrunners passaram tão rápido. Sabemos que não duraram muito.”

    Com essa mudança constante, os funcionários dizem que tinham pesadelos relacionados à segurança do cargo e viviam em um estado constante de medo. Um ex-funcionário diz ter tido seu primeiro ataque de ansiedade no “The Tonight Show”; outros quatros dizem que fazem terapia por causa dessas experiências; três tiveram pensamentos de tirar as próprias vidas.

    Alguns dos funcionários também mencionaram o comportamento de Fallon em relação ao álcool. Dois funcionários dizem que viram Fallon aparentemente embriagado no trabalho em 2017. Outros dois funcionários, em 2019 e 2020, disseram que pensaram ter sentido cheiro de álcool no hálito de Fallon quando entraram no elevador com ele durante o dia de trabalho.

    De acordo com oito ex-funcionários, o comportamento de Fallon parecia variar se parecia que ele estava ou não de ressaca da noite anterior.

    Segundo relato dos funcionários à “Rolling Stone”, essa mudança de humor refletia também no feedback que o apresentador dava, desde comentários passivo-agressivos até insultos pessoais em vez de críticas construtivas.

    Dois funcionários relatam ter testemunhado Fallon repreender o membro da equipe responsável por seus cartões de anotações no meio de uma gravação com o comediante Jerry Seinfeld, e que Seinfeld disse a Fallon para pedir desculpas ao membro da produção do cartão, o que ele supostamente fez.

    Seinfeld negou o episódio. “Isso é tão estúpido. Lembro-me muito bem desse momento… Provoquei Jimmy sobre uma falha e todos nós rimos divertidamente sobre como Jimmy raramente se deixa levar. Não foi nada desconfortável. Jimmy e eu ainda ocasionalmente nos lembramos disso e rimos. Distorção idiota dos acontecimentos”, disse o comediante para a revista.

    Funcionários também recordaram episódios de outras lideranças, como as co-produtoras Jamie Granet-Bederman e Nedaa Sweiss, que comandaram o programa em 2020.

    ​​Um funcionário negro disse que Granet-Bederman ficava perguntando: “O que está acontecendo com seu cabelo?”. Ele também testemunhou Granet-Bederman comentar a quantidade de comida que as pessoas comiam, dizendo: “Estamos comendo muito hoje e não nos importamos com nossa aparência?”

    Dois funcionários dizem que também foram maltratados por Sweiss, que os intimidou e gritou com eles.

    Cinco funcionários dizem que conversaram com o RH sobre suas experiências nos bastidores do “The Tonight Show” em suas entrevistas de desligamento, bem como durante seu período de emprego.

    Um funcionário antigo diz que nunca relatou seus problemas ao RH porque viu colegas seus tentarem falar com representantes de recursos humanos e, posteriormente, serem demitidos do programa.

    A “Rolling Stone” afirma ter entrado em contato com mais de 80 funcionários e ex-funcionários do “The Tonight Show”, e embora muitos tenham elogiado as habilidades de Fallon, nenhum deles concordou em falar oficialmente ou teve coisas positivas a dizer sobre o trabalho no programa. Nenhum dos nove showrunners do programa desde 2014 concordou em comentar.

    Representantes de Fallon não comentaram oficialmente o artigo. Um porta-voz da NBC, que exibe o programa, emitiu um comunicado.

    “Estamos extremamente orgulhosos do ‘The Tonight Show’ e proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso é uma prioridade. Como em qualquer local de trabalho, funcionários levantaram questões; estas foram investigadas e medidas foram tomadas quando apropriado. Como sempre acontece, encorajamos os funcionários que sentem que experimentaram ou observaram um comportamento inconsistente com as nossas políticas a reportarem as suas preocupações para que possamos abordá-las adequadamente.”

    Tópicos