#CNNPop

Ganhador do Nobel diz que prêmio leva esperança aos que leem e dá conselho

László Krasznahorkai foi o vencedor do Nobel de Literatura de 2025

Larissa Santos, colaboração para a CNN Brasil
Compartilhar matéria

O  escritor húngaron László Krasznahorkai, de 71 anos, foi laureado nesta quinta-feira (9) com o Prêmio Nobel de Literatura de 2025, por uma obra que foi descrita como "convincente e visionária, que em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte".

Em uma fala para a Companhia das Letras, editora responsável por suas publicações no país, László agradeceu por ter sido reconhecido por sua obra. "Estou profundamente feliz por ter recebido o Nobel — sobretudo porque esta premiação significa que a literatura existe por si só, para além de uma série de expectativas não literárias, e que ela ainda é lida", refletiu o romancista.

Para os leitores e seu público, ele mandou um conselho:

Estou profundamente feliz por ter recebido o Nobel — sobretudo porque esta premiação significa que a literatura existe por si só, para além de uma série de expectativas não literárias, e que ela ainda é lida.

O autor possui uma única obra traduzida para o português, "Sátántangó" (Companhia das Letras, 2022), seu primeiro romance publicado em 1985. O livro retrata um grupo de moradores desamparados que vivem em uma fazenda abandonada no interior da Hungria, pouco antes da queda da União Soviética. Os moradores se surpreendem com a volta repentina de Irimiás e seu companheiro Petrina, que se acreditava estarem mortos. Rapidamente, os dois passam a ser vistos como mensageiros da esperança ou do apocalipse.

*Com informações de Fernanda Pinotti.

 

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais