Globo de Ouro: Wagner Moura é o 1º brasileiro a concorrer em categoria
Protagonista de "O Agente Secreto" foi indicado a Melhor Ator em Filme de Drama.; título recebeu outras duas indicações

O ator Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a concorrer em uma das principais categorias do Globo de Ouro: Melhor Ator em Filme de Drama. O anúncio das indicações da edição de 2026 foi realizado nesta segunda-feira (8).
O astro é o protagonista de "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, que também foi indicado nas categorias de Melhor Filme de Drama -- outro feito inédito para o Brasil -- e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
A cerimônia da 86ª edição da premiação está marcada para o dia 11 de janeiro, às 21h, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Essa, no entanto, não é primeira vez que Moura vai ao Globo de Ouro. Anteriormente, ele competiu na categoria de Melhor Ator em Série de Drama por "Narcos".
No ano passado, a atriz Fernanda Torres também conquistou uma indicação -- e uma vitória histórica na premiação. Na ocasião, ela concorreu por "Ainda Estou Aqui".
Desde a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, Moura tem sido elogiado e premiado pelo papel. Ele já soma mais de cinco de prêmios internacionais, entre eles o da mostra francesa, o do Festival de Chicago, o da crítica de Nova York e mais.
Cotado para o Oscar, o brasileiro também concorre ao Critics Choice Awards. A premiação da Critics Choice Association, a maior organização de críticos dos Estados Unidos, e o Globo de Ouro são considerados "termômetros" para o Oscar, o prêmio mais cobiçado de Hollywood.
Sobre o que fala "O Agente Secreto"?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Além de Wagner Moura, a trama é estrelada por Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.


