Governo do Piauí vai transmitir quadrilhas juninas por meio de lives

Projeto tem como objetivo ajudar os artistas que enfrentam dificuldades financeiras por conta do coronavírus

Quadrilhas juninas no Piauí
Quadrilhas juninas no Piauí Foto: Divulgação/Grupo Cultural Luar do São João

Marcela Coelho da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O governo do Piauí anunciou que vai transmitir a apresentação de quadrilhas juninas por meio de lives solidárias a partir desta quinta-feira (4). As festividades de São João, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural brasileiro, precisaram ser suspensas ou adiadas em diversos estados do país devido à pandemia do coronavírus.

As lives-show fazem parte do projeto Live Solidária Vamos Vencer!, da Secretaria de Cultura do Piauí, e tem como objetivo ajudar os artistas que enfrentam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Leia também:

Brasil tem recorde diário de mortes por Covid-19; total passa de 30 mil

“Neste mês de junho, nossas lives serão dedicadas às festividades de São João, valorizando e apoiando os grupos juninos piauienses”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

As lives serão transmitidas uma vez por semana, toda quinta-feira, às 18h, e os grupos se apresentarão no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, com as portas fechadas para o público. Nesta primeira quinta-feira, a programação será aberta com a quadrilha Luar do São João e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Governo do Piauí e do Grupo Cultural Luar do São João.

“Quando iniciou a pandemia, nós já estávamos em processo de ensaios e produção. Para a realização do São João 2020, tivemos que nos reinventar com o auxílio das mídias digitais. Nossa live levará muito São João para dentro da casa de cada admirador da cultura junina”, falou Ramon Patrese, diretor do Grupo Luar do São João.

Para garantir a proteção dos participantes da quadrilha contra à Covid-19, foram adotadas medidas de segurança, de acordo com os organizadores, seguindo as normas do Ministério da Saúde. Entre elas, uso de máscara de pano e de acrílico e distância de 1,5 metro entre a banda e os dançarinos. Além disso, foram reduzidos os números de pares da quadrilha Luar do São João e os participantes não dançam juntos para evitar aglomeração.

Tópicos

Mais Recentes da CNN