Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Halloween: confira filmes temáticos e assustadores para assistir no Dia das Bruxas

    Comemorado nesta segunda-feira (31), veja dicas de produções para entrar no clima da celebração

    Cena de "Abracadabra 2", filme que compõe a lista de dicas do que assistir no Halloween
    Cena de "Abracadabra 2", filme que compõe a lista de dicas do que assistir no Halloween Divulgação/Disney

    Marina ToledoIsabella Fariada CNN

    São Paulo

    Uma das noites mais horripilantes, para uns, ou divertidas, para outros, está chegando. Nesta segunda-feira (31) é celebrado o Dia das Bruxas.

    Conhecido popularmente pelo termo em inglês Halloween a palavra é uma versão abreviada das frases All Hallows ‘Eve ou All Hallows’ Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português.

    A tradição do Halloween como conhecemos vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2 mil anos.

    Na data que marca o fim do verão e o início do inverno no hemisfério norte, eles acreditavam que era uma noite em que os espíritos mortos podiam andar entre os vivos. Como forma de espantá-los, os celtas costumavam deixar caveiras, ossos e abóboras em suas casas.

    Tradicionalmente, nesta data, crianças e adolescentes se fantasiam e vão de porta em porta abordando os vizinhos: “Doces ou Travessuras?”.

    Festas a fantasia também se popularizaram nesta época do ano. Bruxas, vampiros e personagens de filmes são algumas das principais escolhas.

    Para aqueles que não vão participar das comemoraçõs, podem entrar no clima do Halloween pelos streamings ou nos cinemas.

    Confira 5 filmes que vão te arrepiar

    Corrente do Mal (2014)

    Jay leva uma vida normal para uma adolescente: vai à escola, passeia no lago da sua cidade e flerta com garotos. Porém, após ter relações sexuais com um deles, o garoto mostra que tem dentro de si uma força maligna que, agora, foi passada para ela.

    Enquanto foge de criaturas estranhas que querem matá-la, e invisíveis aos olhos dos outros, Jay tem que decidir se carrega essa maldição ou se passa ela adiante.

    Trata-se de um terror adolescente com uma mensagem muito mais profunda e menos moralista do que se pensa.

    Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Daniel Zovatto

    Disponível na Netflix.

    Nós (2019)

    Depois de “Corra!” e antes de “Não, Não Olhe!”, que estreou nos cinemas neste ano, Jordan Peele assustou todo mundo com “Nós”.

    O filme conta a história da família Wilson que resolve passar um final de semana relaxante na praia. Porém, logo no início da viagem, um grupo de pessoas invade a casa da família e os faz reféns, o mais assustador é que esse grupo tem a mesma aparência dos integrantes da família Wilson.

    Funcionando como uma metáfora do próprio medo e trazendo um comentário social acerca do racismo norte-americano, é o filme mais aterrorizante do diretor.

    Elenco: Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss

    Disponível para aluguel ou compra nas plataformas digitais.

    O Que Ficou Para Trás (2020)

    Rial e Bol Majur, dois imigrantes do Sudão do Sul, estão fugindo da guerra e conseguem chegar até a Grã-Bretanha em busca de asilo. O governo, então, instala o casal em uma casa um tanto velha, mas manejável.

    Porém, a residência logo se transforma e se torna um pesadelo. Através das paredes, uma entidade começa a assombrar os dois, trazendo à tona traumas do passado. É um terror social que aborda assuntos como imigração, guerra e confusão mental.

    Elenco: Wunmi Mosaku, Sope Dirisu, Matt Smith

    Disponível na Netflix.

    Maglino (2021)

    Do diretor James Wan (“Invocação do Mal” e “Jogos Mortais”), “Maligno” conta a história de Madson que passa a ter sonhos de pessoas sendo brutalmente assassinadas. Mais tarde, os sonhos se revelam visões de crimes que realmente acontecem.

    Madson, então, descobre que são assassinados conectados a uma entidade de sua infância chamada Gabriel. Ela precisa se conectar com seus traumas do passado para salvar a cidade.

    O filme é baseado no “cinema giallo”, um estilo italiano de se fazer terror, com muito sangue e mistério.

    Elenco: Annabelle Wallis, Maddie Hasson, George Young

    Disponível na HBO Max.

    Halloween Ends (2022)

    Proclamado o último filme da franquia “Halloween”, que teve a primeira produção em 1978 e já conta com 12 filmes, “Halloween Ends” traz o confronto final entre Laurie Strode e Michael Myers.

    Quatro anos depois do último encontro, Laurie está morando com a neta e tentando terminar seu livro de memórias. No entanto, um assassinato local desencadeia uma cascata de violência e terror, forçando-a a enfrentar o mal que ela não pode controlar.

    O longe faz parte da trilogia comandada por David Gordon Green, composta “Halloween” (2018) e “Halloween Kills: O Terror Continua” (2021).

    Elenco: Jamie Lee Curtis, Andi Matichak, Will Patton

    Disponível nos cinemas.

    Para quem não é fã de terror, veja produções temáticas de outros gêneros.

    Edward Mãos de Tesoura (1990)

    Fruto da mente de Tim Burton, “Edward Mãos de Tesoura” conta a história de um jovem artificial criado por um inventor que morreu antes de terminar o trabalho, deixando-o sem mãos. No lugar delas ele tem enormes tesouras.

    Isolado em uma mansão, sua vida muda quando uma vendedora de cosméticos entra em sua casa e o encontra completamente abadonado. Com pena, ela acaba levando Edward para morar com ela e a família.

    A chegada de Edward na cidade causa burburinhos no bairro e ele acaba se tornando um certo tipo de celebridade. No entanto, enquanto uns o adoram, outros o perseguem.

    Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest

    Disponível no Disney+.

    A Família Addams (1991)

    Trama responsável por uma das principais fantasias de Halloween, “A Família Addams” conta a história de uma família que é engana e perde sua riqueza.

    Um homem que afirma ser Funério, o irmão desaparecido de Gomez Addams, chega à casa da família. No entanto, ele não consegue se lembrar de detalhes de sua vida e Morticia começa a suspeitar que o suposto cunhado seja uma fraude.

    Funério consegue fazer o clã Addams ser despejado de sua casa com a ajuda do advogado Tully Alford. Gomez percebe que os dois homens estão conspirando para roubar a fortuna de sua família.

    Elenco: Anjelica Huston, Christina Ricci, Raúl Juliá

    Disponível na Netflix e HBO Max.

    O Estranho Mundo de Jack (1993)

    O filme que passa o bastão do Dia das Bruxas para os preparativos do Natal, “O Estranho Mundo de Jack” é a mistura perfeita entre as duas celebrações.

    Jack Esqueleto, o rei da Abóbora, está entediado com a mesma velha rotina de gritos e sustos na cidade do Halloween, local repleto de monstros deformados, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas.

    Acidentalmente, ele abre um portal para a Cidade do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a sua cidade, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal.

    Disponível no Disney+.

    Meninas Malvadas (2004)

    Apesar de não ser nada assustador, a cena da noite de Halloween de “Meninas Malvadas” repercute até os dias de hoje.

    Após se mudar para uma cidade no subúrbio dos Estados Unidos, Cady começa a frequentar a escola pública e recebe uma rápida introdução às leis de popularidade que dividem seus colegas. Sem querer, ela acaba no meio de um grupo de elite de estudantes apelidadas “as poderosas”.

    Na festa de Halloween, ela opta por uma fantasia horripilante enquanto os colegas aproveitam a ocasião para se vestirem como quiserem e não receber julgamentos.

    Elenco: Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Tina Fey

    Disponível no Prime Video.

    A Morte Te Dá Parabéns (2017)

    Do mesmo diretor de “Atividade Paranormal”, “A Morte Te Dá Parabéns” mistura suspense e humor no tom certo e resulta em uma obra espirituosa, trazendo o terror slasher de volta.

    Na noite do seu aniverário, Tree é assassinada por uma pessoa mascarada. No entanto, ela acorda em sua cama e revive aquele mesmo dia novemente, diversas vezes. Enquanto vive em looping aquele dia, ela tenta descobrir quem a matou e por quê.

    Dois anos depois, a produção ganhou uma sequência.

    Elenco: Jessica Roth, Rachel Matthews, Phi Vu

    Disponível no Prime Video.

    Abracadabra 2 (2022)

    Sequência do grande sucesso de 1993, “Abracadabra 2” estreou neste ano com o elenco original.

    Já se passaram 29 anos desde que alguém acendeu a Vela da Chama Negra e ressuscitou as irmãs do século XVII, e elas querem vingança.

    Agora, três adolescentes devem impedir que as vorazes bruxas despertem um novo tipo de caos em Salem antes do Halloween acabar.

    Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy

    Disponível no Disney+.