"Hamilton": tudo sobre o musical que estreia nos cinemas
Obra premiada do teatro estreia nas telonas pela primeira vez
Uma versão gravada do famoso musical da Broadway "Hamilton" chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (25). O fenômeno teatral traz uma história emocionante de Alexander Hamilton, um dos protagonistas da Revolução Americana e primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
A chegada de "Hamilton" nas telonas amplia uma versão já disponível no serviço de streaming Disney+, com a incorporação de “Reuniting the Revolution”, um prólogo exclusivo que inclui entrevistas inéditas com o elenco original e os criadores, que refletem sobre o impacto que o espetáculo teve em suas vidas.
“O objetivo ao filmar 'Hamilton' era capturar a sensação de estar no Teatro Richard Rodgers durante esse primeiro ano na Broadway”, comenta o diretor e produtor Thomas Kail, em comunicado à imprensa. “Estamos encantados de que o público agora tem a oportunidade de viver essa experiência na tela grande.”
Filmado no Richard Rodgers Theatre da Broadway em junho de 2016, o filme promete transportar o público para o mundo do espetáculo de uma maneira íntima e única, com roteiro, música e letras de Lin-Manuel Miranda e direção de Thomas Kail.
Tudo sobre "Hamilton"
"Hamilton" é baseado na biografia escrita por Ron Chernow, e traz uma narrativa marcada pela ascensão de um jovem pobre a arquiteto da política econômica americana. O musical também ressalta o papel dos imigrantes na construção da nação.
Criado e estrelado por Lin-Manuel Miranda, o espetáculo mistura hip hop, R&B, pop, soul e música tradicional de teatro, conectando episódios do século 18 à linguagem da cultura contemporânea.
Além de Miranda como Alexander Hamilton, o elenco original reúne performances premiadas e rostos conhecidos do cinema e da televisão:
- Aaron Burr, narrador e antagonista estratégico da trama, é interpretado por Leslie Odom Jr., vencedor do Tony em 2016 e conhecido por filmes como "Assassinato no Expresso do Oriente" (2017) e "Harriet" (2019);
- Eliza Schuyler, esposa de Hamilton e guardiã de sua memória, ganha vida por Phillipa Soo, que também estrelou "Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812" (2016);
- Angelica Schuyler, a espirituosa irmã mais velha de Eliza, é interpretada por Renée Elise Goldsberry, premiada com o Tony pelo papel;
- George Washington, mentor político e militar, é vivido por Christopher Jackson, colaborador de longa data de Miranda;
- O irreverente Rei George III aparece em números cômicos com Jonathan Groff, ator de "Glee" e voz original de Kristoff em "Frozen";
- Anthony Ramos interpreta tanto John Laurens, aliado na luta contra a escravidão, quanto Philip, filho de Hamilton;
- Daveed Diggs se divide entre o Marquês de Lafayette e Thomas Jefferson, papéis que lhe renderam Tony e Grammy;
- Okieriete Onaodowan interpreta Hercules Mulligan e James Madiso;.
- Já Jasmine Cephas Jones dá vida a Peggy Schuyler e Maria Reynolds, personagens centrais na vida pessoal de Hamilton.
Dentre os prêmios conquistados, "Hamilton" saiu vitorioso com o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical (2016), o Pulitzer de Drama e 11 vitórias no Tony Awards, principal prêmio do teatro, entre elas Melhor Musical. Em 2020, a gravação lançada no Disney+ venceu o Emmy de Melhor Especial de Variedades (Pré-Gravado).
Assista ao trailer de "Hamilton"


