Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #HotGirlWalk: conheça a tendência do TikTok que está fazendo os jovens caminharem mais

    Hot Girl Walk é uma proposta que une exercício físico com uma meditação informal

    Bárbara Cardozoda CNN

    Ouvir notícia

    Quando a influenciadora americana Mia Lind postou, em janeiro de 2021, um vídeo no TikTok explicando a sua técnica da então desconhecida Hot Girl Walk (ou “caminhada das gostosas”, em bom português), não imaginava que ela se tornaria uma trend (ou, para os mais antigos da internet, um viral).

    Hoje, a hashtag Hot Girl Walk tem quase 400 milhões de visualizações na rede social.

    A Hot Girl Walk é uma proposta que une exercício físico com uma meditação informal. Segundo a sua criadora, para praticá-la, você precisa fazer uma caminhada de 6 quilômetros, ao ar livre, por uma hora. Durante esse percurso, quem está caminhando só pode pensar em três coisas: seus objetivos, pelo que você é grata e, claro, como você é gostosa.

    A playlist da caminhada também tem regras e são permitidas somente músicas animadas ou podcasts motivacionais.

    “O que diferencia a Hot Girl Walk de uma caminhada normal é o aspecto de mindfulness do processo”, explicou Mia em entrevista ao Popverso CNN. “Quando eu pratico a minha Hot Girl Walk, me sinto superconfiante no final do exercício”.

    Além disso, Mia também comentou, durante a entrevista, que o objetivo da Hot Girl Walk não é buscar um corpo perfeito ou se encaixar em um determinado padrão estético, como acontece com outras tendências fitness que se tornam bem-sucedidas nas redes sociais.

    “A minha ideia do Hot Girl Walk já assume que todas já tem qualidades sensacionais e corpos sensacionais, não importa como sejam. A ideia é colocar para fora uma confiança que vem de dentro”, explicou.

    Segundo o psiquiatra e médico do estilo de vida, Arthur Danila, a proposta de Mia Lind é revolucionária, porque, ao usar as redes sociais e repaginar a caminhada, aproxima esse exercício físico acessível do público mais jovem.

    “A caminhada sempre foi vista com um certo estigma, como se fosse um exercício destinado só a um público mais idoso. E é um exercício físico com muitos benefícios, então é muito bom que o público mais jovem se aproxime dessa proposta”.

    A trend do TikTok parece seguir uma tendência de comportamento fora das redes sociais. Uma pesquisa divulgada em fevereiro desse ano pela Polar, empresa líder em wearables esportivos e tecnologia de frequência cardíaca, mostrou um aumento de 25% da prática de caminhada pela geração Z de 2020 para 2021.

    O doutor Arthur Danila comentou que os benefícios para a saúde de quem pratica o Hot Girl Walk são muitos, e não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental.

    “A proposta do Hot Girl Walk é interessante, por que não foca apenas no exercício físico em si, mas convoca as pessoas para uma experiência prazerosa, tem um benefício emocional atrelado a uma atividade de autocuidado”, explicou.

    E se você pensa que apenas as mulheres aderiram à trend, você está enganado. Em vários vídeos da hashtag Hot Girl Walk, pessoas praticam o exercício físico em casal e tem até mesmo pais praticado a caminhada após conhecerem a proposta pelos seus filhos.

    Para quem leu esse texto e se sentiu inspirada a começar sua caminhada diária, a influenciadora Mia Lind, deixou uma dica para os iniciantes na Hot Girl Walk:

    “Minha dica número 1 é simplesmente se levantar e ir, porque uma vez que você se levantou, você já fez o mais difícil. Escolher sair e treinar, escolher se exercitar e escolher fazer algo por você. Talvez colocar as notificações no silencioso e realmente utilizar isso para se conectar com você mesma”.

    Popverso CNN

    O programa da CNN Brasil comandado por Mari Palma vai ao ar de segunda a sexta, primeiro no Youtube e Tik Tok, às 20h, e às 23h30 na TV. O programa ainda traz uma cobertura intensa do mundo da cultura pop e também um outro olhar sobre as notícias do dia a dia.

    Mais Recentes da CNN