Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Iberê Thenório, do Manual do Mundo, reboca uma caminhonete usando só duas tigelas de aço inox

    Você sabia que o vácuo tem força para guinchar uma caminhonete?

    Manual do Mundo

    Se você precisasse rebocar uma caminhonete, provavelmente pensaria em usar uma corda bem resistente ou talvez até mesmo uma corrente de metal. No entanto, o Manual do Mundo, maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, fez isso usando duas tigelas de aço inox unidas por nada, apenas pela força do vazio, ou seja, do vácuo.

    O que é o vácuo? 

    O termo é usado para definir um local onde não há matéria, nem mesmo ar.

    No caso do experimento do Manual do Mundo, o espaço entre os dois recipientes não estava totalmente vazio.

    Para chegar o mais próximo de um vácuo perfeito, foi colocado fogo em uma das tigelas para que o calor fizesse o ar se expandir, deixando menos quantidade de ar ali dentro.

    Quando a outra parte é colocada por cima, o fogo apaga, mas o interior continua com pouco ar, formando um vácuo parcial assim que ele esfria. Para melhorar a vedação, impedindo que o ar de fora entrasse, foi usado um pedaço de EVA.

    Mas por que é tão forte?

    Para entender o motivo de ser tão difícil separar as tigelas nesse experimento, é preciso falar sobre pressão do ar.

    Em uma situação comum, por exemplo com as duas tigelas apenas encostadas uma na outra, o espaço interno e o ambiente externo estão sob a mesma pressão atmosférica – que é como se fosse todo o “peso” do ar à nossa volta nos apertando. O ar dentro delas faz força para fora, mas é a mesma que empurra elas de volta para dentro, então não dá para sentir a pressão.

    O inusitado acontece quando você diminui a quantidade de ar no recipiente. A pressão dentro fica muito menor que a de fora. É como se o ar quisesse entrar naquele espaço vazio, mas, como não consegue, fica pressionando pelo lado de fora.

    Para entender o tamanho dessa pressão, durante o experimento as tigelas chegaram a amassar só pela força do ar. Após alguns ajustes, elas conseguiram suportar mais de 90 quilos.

    O ponto alto do experimento foi quando um carro conseguiu rebocar uma caminhonete, sendo que os dois estavam sendo segurados pela tigela e a força do vácuo. Quer ver como foi? Confere no vídeo.