Ikaris, Sersi, Sprite: Conheça os Eternos, os novos heróis da Marvel

Metade super-heróis, metade divindades, os Eternos vivem há 7 mil anos na Terra – e decidem que, pela primeira vez, irão interferir no caos humano

Scottie Andrewda CNN

Ouvir notícia

No ano passado, a Marvel apresentou aos espectadores Agatha Harkness e Monica Rambeau, Sylvie e Mobius, Yelena, Shang-Chi e um novo Capitão América, para citar alguns.

Preparem-se, fãs cansados, porque o Universo Cinematográfico da Marvel (mais conhecido como MCU) está adicionando pelo menos mais 10 novos super-heróis e vilões este mês em “Eternos”, o novo filme da diretora vencedora do Oscar, Chloé Zhao.

O espectador terá pouco mais de um mês para memorizar seus nomes e histórias antes de a Marvel lançar “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” nos cinemas (e algumas semanas depois disso, outro herói terá seu próprio programa Disney +).

Diante de tantos lançamentos, veja um guia para ajudar a memorizar as novas personalidades e entender o futuro da franquia. O trecho abaixo tem spoilers (informações importantes sobre a trama) dos quadrinhos.

Ikaris (Richard Madden) and Sersi (Gemma Chan) em ‘Eternos’ / Marvel Studios

Quem e o que são os Eternos

Os Eternos não são exatamente pessoas, nem exatamente deuses – embora os humanos muitas vezes os confundam com deuses, o que irrita as divindades espaciais que os criaram, e os deuses gregos que dão nome a alguns dos Eternos.

Embora cada um tenha poderes únicos, eles são todos guerreiros habilidosos com superforça, velocidade e agilidade.

Os heróis são em sua maioria imortais – mesmo que seus corpos sejam destruídos, eles podem viver de outras maneiras. No entanto, eles mantêm seus poderes em segredo, já que vivem entre os humanos.

Eles foram enviados à Terra pelos Celestiais, um antigo grupo de seres divinos, cerca de 7.000 anos antes dos eventos do filme, para defender a humanidade contra os Deviantes, monstros mutantes também criados pelos Celestiais quando alguns testes com os primeiros habitantes da Terra deram errado.

Os Eternos são aconselhados a não interferir em casos não relacionados aos Deviantes, agindo como meros espectadores de conflitos humanos, a menos que Deviantes estejam envolvidos.

Embora os Eternos tenham obedecido aos Celestiais até agora, eles estão finalmente começando a questionar sua missão e os seres que os criaram.

Como a maioria dos protagonistas do MCU que têm suas próprias histórias de origem, os Eternos provavelmente não se imaginam super-heróis.

Entretanto, no final do filme, depois de terem passado por várias transformações e derrotado vários inimigos, eles provavelmente estarão entre os heróis mais poderosos do MCU, e talvez, do MCM – o Multiverso Cinematográfico da Marvel.

Conheça os 10 Eternos da Marvel

Ikaris

Ikaris (Richard Madden) / Marvel Studios

Interpretado por: Richard Madden

Nos quadrinhos, os Eternos costumam ser liderados por Ikaris, geralmente retratado como um homem musculoso de cabelos loiros e olhos azuis que lembram os do He-Man, mas que emitem laser. Em algumas aparições em quadrinhos, ele foi nomeado o Eterno Principal, ou o Eterno que governa sobre o resto.

Poderes: Olhos de raio laser, além de vários outros. Ele pode voar a velocidades de até 1360 quilômetros por hora, cria ilusões convincentes, entre muitas outras habilidades.

Curiosidade: Nos quadrinhos, quando está disfarçado de humano, ele atende pelo nome de “Ike Harris”. Ikaris é definitivamente um dos Eternos mais musculosos, mas criativo, ele não é.

Sersi

Sersi (Gemma Chan) / Marvel Studios

Interpretada por: Gemma Chan

Se é Ikaris quem normalmente comanda os Eternos na esfera dos quadrinhos, Sersi é o seu coração. Ela é uma espécie de historiadora da humanidade, tendo tido um assento na primeira fila para eventos como a queda de Roma e a Revolução Francesa, de acordo com a Marvel.

Sersi está vestida de verde, um aceno, talvez, de seu profundo amor e apreciação pela Terra e seus habitantes. Ela também teve um relacionamento interminável de séculos com seu companheiro Eterno, Ikaris.

Poderes: Transmutação da matéria. Basicamente, ela pode alterar a matéria em qualquer forma que ela escolher (lembra no trailer de “Eternos”, quando ela parece dissolver um ônibus de dois andares em um desfile de pétalas?).

Curiosidades: Nos quadrinhos, Sersi se juntou aos Vingadores por um período. Embora mais tarde ela tenha deixado o grupo em tempo integral, ela às vezes ainda os ajuda quando precisam de uma mãozinha de um herói divino.

Sprite

(L-R): Sprite (Lia McHugh) and Sersi (Gemma Chan) in Marvel Studios’ ETERNALS. Photo courtesy of Marvel Studios. ??Marvel Studios 2021. All Rights Reserved. / Marvel Studios

Interpretada por: Lia McHugh

Sprite é um espírito jovem e travesso. Embora ela seja tão velha quanto seus companheiros, tem a aparência perpétua de uma pré-adolescente, que usa a seu favor – em uma sequência de quadrinhos, ela  estrelando em seu próprio seriado adolescente. Sua ingenuidade também pode ser desastrosa: em uma série, o Sprite “alterou a realidade em uma escala cósmica”, de acordo com a Marvel. Sprite também foi escrito como homem nos quadrinhos durante grande parte da carreira do personagem.

Poderes: Ilusões. O “contador de histórias grandioso” do grupo, Sprite lança miragens realistas e pode se teletransportar se necessário.

Curiosidade: Ela já foi, de acordo com a Marvel, uma pedra no sapato de William Shakespeare, inspirando o personagem “Puck”, em “Sonho de uma noite de verão”.

Phastos

Phastos (Brian Tyree Henry) / Marvel Studios

Interpretado por: Brian Tyree Henry

O inventor do grupo e um pacifista jurado, Phastos também é o primeiro super-herói assumidamente gay do MCU.

Enquanto os quadrinhos da Marvel apresentam uma série de personagens queer, apenas alguns outros personagens – incluindo Valquíria e Loki – foram sugeridos, embora não confirmados, como homossexuais nas versões dos quadrinhos para as telas.

Com base nos trailers do filme, ele também é um decorador de casa sagaz, com uma queda por móveis da Ikea e sarcasmo.

Poderes: Invenção e “tecnopatia”. Se Phastos pode imaginar algo em sua mente, ele pode torná-lo real – ele tem a habilidade de conjurar armas e outras invenções com pouco mais do que um pensamento.

Curiosidade: Em um momento nos quadrinhos, ele adotou o codinome “Ceasefire” (que lembra a palavra para “cessar-fogo” em inglês) – um aceno de sua posição contra a guerra. Ele não gosta de ser lembrado que é um ser criado para lutar uma guerra contra monstros!

Thena

Thena (Angelina Jolie) / Marvel Studios

Interpretada por: Angelina Jolie

Não é por acaso que o nome de Thena é tão semelhante ao da deusa grega da estratégia de guerra – de acordo com a Marvel, Thena se sente “mais confortável na batalha do que em qualquer outro lugar”. Como Phastos, ela pode conjurar armas com sua mente, embora, ao contrário do colega, tenha prazer em empunhá-las e desencadear a carnificina cósmica.

Poderes: Habilidades de luta sobre-humanas. Ela é incrivelmente rápida, forte, de reflexos eficientes: uma guerreira quase imbatível.

Curiosidade: Nos quadrinhos, uma vez ela teve um namoro com um líder Deviante chamado Kro, e seu relacionamento tumultuado atrapalhou os Eternos e seus inimigos.

Ajak

Ajak (Salma Hayek) / Marvel Studios

Interpretada por: Salma Hayek

Embora nos quadrinhos Ajak seja retratada como homem, Hayek disse que vê seu personagem como uma figura materna, uma espécie de “líder espiritual” que se conecta com cada um deles mesmo quando estão em conflito e mantém o grupo na missão.

Poderes: Cura. Ajak cura humanos e Eternos, e ela é uma das poucas a ter contato direto com os Celestiais para receber atualizações sobre sua missão.

Curiosidade: Nos quadrinhos, Ajak é “um arqueólogo brilhante e um lutador habilidoso”, diz a Marvel. Mesmo os heróis divinos precisam de hobbies.

Makkari

Makkari (Lauren Ridloff) / Marvel Studios

Interpretada por: Lauren Ridloff

A velocista Makkari correu por todo o planeta e está, francamente, entediada com o que encontrou. No filme, os Eternos pedem a ela para deixar de lado seu tédio por alguns dias para ajudá-los a derrotar os Deviantes e salvar o mundo para que ela possa atravessar outros planetas.

Poderes: Super velocidade. Makkari é a “mulher mais rápida do universo”, diz a Marvel.

Curiosidade: Ridloff é surda – e Makkari é a primeiro super-heroína surda no MCU – então os Eternos se comunicam com Makkari via linguagem de sinais.

Kingo

Kingo (Kumail Nanjiani) / Marvel Studios

Interpretado por: Kumail Nanjiani

Enquanto muitos dos outros Eternos escolheram viver anonimamente entre a humanidade, Kingo se tornou uma estrela de cinema (nos quadrinhos, ele é um ator conhecido por filmes de samurai japoneses; no filme, ele é um artista de Bollywood).

Poderes: Lutar com estilo. Kingo pode fazer o que basicamente todo Eterno pode fazer – derrotar inimigos com pouco esforço, embora ele prefira afastá-los com a bravura de um protagonista. Ele também tem o ego de um.

Curiosidade: Kingo aparentemente se transforma na estrela dos Eternos, o que frequentemente irrita Thena e Ikaris.

Gilgamesh

Gilgamesh (Don Lee) / Marvel Studios

Interpretado por: Don Lee

O mais forte dos Eternos e parceiro de Thena, Gilgamesh é um guerreiro temível, mas também um cara muito legal, segundo a Marvel.

Poderes: Força indomável. Na batalha, Gilgamesh emprega um “exoesqueleto” dourado que protege seus braços e punhos e desfere golpes devastadores nos inimigos.

Curiosidade: Nos quadrinhos, ele era conhecido como “O Esquecido”, porque ficou muitos anos sem saber que era um Eterno.

Druig

Druig (Barry Keoghan) / Marvel Studios

Interpretado por: Barry Keoghan

Há uma escuridão em Druig que falta aos outros Eternos. Nos quadrinhos, ele sempre valoriza seu próprio sucesso acima do sucesso dos Eternos e sua missão de proteger os humanos, o que o torna perigoso. Também nos quadrinhos, ele foi desenhado para se parecer com uma espécie de vampiro.

Poderes: Controle da mente. Druig pode ler as mentes dos humanos e explorar suas vulnerabilidades.

Curiosidade: Druig se isola dos outros Eternos devido à sua visão oposta de como viver ao lado dos humanos, diz a Marvel.

Herói bônus: Dane Whitman

Dane Whitman (Kit Harington) e Sersi (Gemma Chan) / Marvel Studios

Interpretado por: Kit Harington

Whitman não é um membro dos Eternos, mas ele é o namorado humano de Sersi no filme. Ele pode desempenhar um papel maior e mais heróico nos próximos projetos da Marvel, embora nada tenha sido confirmado. Não entraremos em detalhes sobre sua história em quadrinhos, mas para os leitores que não se importam com spoilers, a Marvel tem uma biografia extensa.

Texto traduzido. Leia o original em inglês.

Mais Recentes da CNN