Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Indicado ao Oscar, “Eu, Capitão” estreia nos cinemas

    Título é o representante da Itália na categoria de Melhor Filme Internacional na principal premiação de Hollywood

    "Eu, Capitão" conta a história de diversos jovens senegaleses que fizeram a travessia da África para a Europa
    "Eu, Capitão" conta a história de diversos jovens senegaleses que fizeram a travessia da África para a Europa Divulgação/Pandora FIlmes

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    O representante da Itália no Oscar, “Eu, Capitão”, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (29). O título concorre a Melhor Filme Internacional na principal premiação de Hollywood.

    A trama acompanha a jornada épica de dois adolescentes senegaleses, Seydou e Moussa, que deixam Dakar e partem rumo a Europa. A viagem, no entanto, é repleta de obstáculos que, entre outras coisas, mostram o que pode haver de pior no mundo, desumanizando os dois rapazes.

    O diretor Matteo Garrone que venceu o prêmio de direção no Festival de Veneza, disse que conhecia as histórias de imigração apenas pela mídia, que costuma narrar apenas os últimos lances dessas jornadas, segundo ele, mas que se interessava também em saber o que acontece antes das pessoas chegarem no destino.

    “Ao visitar um centro de acolhimento para menores em Catânia, Itália, ouvi a história convincente de um jovem africano que, ainda com 15 anos, conduziu um barco durante todo o caminho para a costa italiana, salvando assim a vida de todos os seus passageiros”, contou o cineasta.

    “Para poder contar sua história repleta de perigos por dentro, tive que mergulhar no mundo deles, que é tão distante do meu. Para conseguir isso, tive que construir uma relação de colaboração constante com meninas e meninos que viveram uma situação horrível e que me orientaram durante a concepção do filme”, explicou.

    O longa é estrelado por Moustapha Fall e Seydou Sarr, que venceu o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza de 2023.

    Veja também: onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2024.

    Assista ao trailer