Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Indiretas para ex e acusações de plágio: entenda polêmica sobre música de Shakira

    Cantora venezuelana Briella compartilhou vídeo no Twitter comparando partes de sua música, “Solo Tú”, lançada em junho de 2022

    Nova música de Shakira com rapper já tem mais de 113 milhões de visualizações em 3 dias
    Nova música de Shakira com rapper já tem mais de 113 milhões de visualizações em 3 dias YouTube

    Diego Mendesda CNN

    São Paulo

    A nova música de Shakira com o produtor argentino Bizarrap, “Bzrp Music Session vol 53”, gerou todo tipo de debate.

    Desde a discussão se a cantora deveria ou não desabafar, até no campo jurídico: houve plágio de uma melodia na música ou não?

    A cantora Briella compartilhou um vídeo na rede social Twitter onde compara ‘Solo Tú’ — lançada em junho de 2022 — com a nova canção de Shakira.

    Os fãs da colombiana reagiram na postagem defendendo a artista.

    Este é um exercício comum para a mídia social, e para os fãs. Veja os vídeos abaixo e compare as possíveis semelhanças — ou referências — nas músicas.

    Outros casos de plágio

    A cantora colombiana já se envolveu em outros casos de plágio. O mais famoso foi o do trompete em “Amores como el nuestro” de Jerry Rivera em “Hips Don’t Lie” (de Shakira) — usado legalmente.

    A outra canção, “Loca”, teve uma decisão judicial que, primeiramente, determinou que houve violação de direitos autorais. Mas depois, os tribunais reverteram essa decisão, considerando que o autor mentiu ao tribunal e falsificou o conteúdo de uma fita cassete que apresentou como prova de sua autoria.

    Sucesso em 3 dias

    Shakira e o rapper argentino Bizarrap já alcançaram mais de 113 milhões de visualizações no YouTube em três dias com “Bizarrap Music Sessions vol. 53”. Em menos de 24 horas, a música alcançou quase 34 milhões de visualizações.

    Nesta música, Shakira lança frases dirigidas ao ex-marido, o ex-jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, como “tanto que você se deu como campeão e quando eu precisei de você, você deu a sua pior versão” ou “Eu entendi que não é minha culpa que eles te critiquem, eu só faço música, desculpe por ter espirrado em você”.

    A intérprete vai ainda mais longe e não deixa dúvidas sobre as suas intenções quando diz “isto é para eu te mortificar, mastigar e engolir, engolir e mastigar” ou “mulheres já não choram, mulheres faturam”. Com essas frases e mais algumas de sua nova música, Shakira é sem dúvida uma tendência.

    Shakira e Piqué confirmaram a separação em junho de 2022. Eles estavam juntos há 11 anos e têm dois filhos.

    “Lamentamos confirmar que estamos nos separando. Para o bem-estar de nossos filhos, que são nossa maior prioridade, pedimos que respeitem a privacidade deles. Obrigado pela compreensão”, diz o comunicado divulgado pelo ex-casal.

    *Com informações da CNN Espanhol