Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Influenciador anuncia separação de capivara Filó: “Continuarei com você onde quer que esteja”

    Após ter sido autuado pelo IBAMA, Agenor Tupinambá entregou a capivara ao órgão; espécie que é protegida pela lei brasileira

    Reprodução: Instagram

    Gabriel Nascimentocolaboração para a CNNFlávia Martinsda CNN São Paulo/SP

    O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, informou aos seus mais de 800 mil seguidores no Instagram sobre a partida da capivara Filó, na noite desta quinta-feira (27). Após dias tentando manter a amiga por perto, ele entregou o mamífero ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

    A publicação traz, na imagem, uma ilustração do amazonense com a sua “amada Filomena” no rio. Referência ao seu vídeo com a capivara que obteve milhões de visualizações nas redes sociais. No texto, Agenor admite que aconteceram equívocos inconscientes e revela não ter ganho dinheiro com a popularidade do vídeo.

    Ainda segundo ele, houve conciliação com o IBAMA para que Filó encontrasse uma vida segura com integração a um bando de capivaras. “Continuarei com você onde quer que esteja”, finaliza o influenciador.

    Entenda o caso

    Na última semana, o influencer revelou nas redes sociais que  foi notificado pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em relação ao animal, espécie que é protegida pela lei brasileira.

    O instituto pediu que fossem excluídos todos os vídeos em que a capivara aparecia e também multou o jovem em R$ 17 mil.

    Em resposta aos questionamentos da CNN, a assessoria de Agenor informou que, entre outros motivos para as notificações, o Ibama apontou: “Utilização de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão da autoridade ambiental competente”, “Exploração da imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso e irregularmente em cativeiro” e “Prática de ato de abuso contra animal silvestre”.

    Além das multas e da retirada dos vídeos, Agenor também foi intimado a entregar a Filó em até uma semana, medida que deixou o amazonense abalado e revoltou seus seguidores.

    Capivaras são protegidas por legislação

    Por serem espécies nativas do Cerrado brasileiro, as capivaras são protegidas pela Constituição federal. No site do Ibama, é possível ler o seguinte: “Assim como toda a fauna silvestre, as capivaras são protegidas pela constituição federal e outras legislações brasileiras, sendo obrigação do estado garantir a sua preservação e ocorrência natural.”