#CNNPop

Interesse de busca pelo Rock in Rio é mais que o triplo do Lollapalooza

Segundo dados do Google Trends, as buscas pelos festivais atingem o pico no dia dos eventos; mas Rock in Rio se destaca com maior interesse entre os brasileiros

Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo
Interesse de busca dos brasileiros pelo festival de música Rock in Rio é mais que o triplo do interesse pelo Lollapalooza, segundo dados do Google Trends.  • Divulgação
Compartilhar matéria

O interesse de busca dos brasileiros pelo festival de música Rock in Rio é mais que o triplo do interesse pelo Lollapalooza, segundo dados do Google Trends.

Desde 2013, em todos os anos nos quais os festivais aconteceram, o Rock in Rio registrou pelo menos três vezes mais interesse de busca que o Lollapalooza.

Para ambos os festivais, os picos de interesse ocorrem durante o acontecimento dos eventos -- para o Lollapalooza, em março, e para o Rock in Rio, em setembro.

Vale lembrar que o Rock in Rio ocorre ano sim, ano não. Antes da pandemia, o festival era realizado sempre nos anos ímpares, mas após o adiamento da edição de 2021 para o ano seguinte por conta da Covid-19, ele passou a ser realizado nos anos pares.

Gráfico mostra o interesse de busca pelo festival Rock in Rio (em vermelho) e pelo Lollapalooza (em azul) de 2013 a 2023. / Google Trends
Gráfico mostra o interesse de busca pelo festival Rock in Rio (em vermelho) e pelo Lollapalooza (em azul) de 2013 a 2023. / Google Trends

De acordo com o Google Trends, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.

Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

Um dos motivos que explica a diferença na procura pode ser a idade dos festivais. Enquanto o primeiro Rock in Rio aconteceu em 1985, o Lollapalooza só chegou ao Brasil em 2012.

É possível notar também que o interesse de busca pelo Rock in Rio tem um leve crescimento durante o mês de abril dos anos em que o festival ocorre, geralmente quando abre a venda de ingressos pro evento.

Em 2013 e 2015, o interesse relativo aos dias de abertura da venda de ingressos do Rock in Rio chegou a ser maior do que o interesse de busca durante os dias de festival do Lollapalooza.

No entanto, é importante pontuar que o interesse de busca no Lollapalooza cresceu ao longo da última década, enquanto o interesse pelo Rock in Rio se manteve estável.

O maior interesse de busca pelo Lollapalooza foi registrado em março de 2022, enquanto o maior interesse pelo Rock in Rio -- no período de 2013 a 2023 -- foi registrado em setembro de 2013.

No gráfico ainda é possível observar a queda brusca no interesse pelos dois festivais ao longo de 2020 e 2021, anos em que a pandemia de Covid-19 impossibilitou a realização de grandes eventos.

 

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais