#CNNPop

Kanye West volta ao X após postagens antissemitas gerarem revolta

Conta do rapper teve frases excluídas e agora exibe um aviso de "conteúdo sensível"

Bang Showbiz
Grande parte das postagens controversas foi removida do site, restando apenas uma publicação
Grande parte das postagens controversas foi removida do site, restando apenas uma publicação  • 19/07/2020 REUTERS/Randall Hill
Compartilhar matéria

O rapper Kanye West, 47, está de volta ao X, antigo Twitter, apenas alguns dias após suas postagens antissemitas e misóginas gerarem indignação. O astro reativou sua página na plataforma, porém, sua conta agora exibe um aviso de "conteúdo sensível", informando que o perfil pode conter material ofensivo.

Grande parte das postagens controversas foi removida do site, restando apenas uma publicação do dia 10 de fevereiro, na qual ele escreveu: "Como estou prestes a ser expulso do Twitter, agora todo mundo é nazista até que um nazista de verdade apareça."

Antes de deixar a plataforma, Kanye promoveu a venda de uma camiseta com uma suástica estampada, disponível no no site de sua marca, Yeezy. O item está à venda por US$ 20 (cerca de R$ 115 na cotação atual).

O artista -- que já perdeu diversos contratos com grandes marcas por comportamentos semelhantes --, também fez declarações de admiração a Adolf Hitler e se identificou como nazista. "Eu nunca vou me desculpar pelos meus comentários sobre judeus."

A saída de Kanye do X aconteceu pouco depois de David Schwimmer, ator de "Friends", pedir que o CEO da plataforma, Elon Musk, banisse o rapper permanentemente.

"Isso é tão 2022. Não podemos impedir um fanático delirante de espalhar ódio e ignorância... mas podemos impedir que ele tenha um megafone, sr. Musk. Kanye West tem 32,7 milhões de seguidores na sua plataforma, X. Isso é o dobro do número de judeus existentes no mundo. Seu discurso de ódio doentio resulta em violência real contra judeus."

O ator também criticou a "indignação seletiva" diante das declarações do ex-marido de Kim Kardashian.

"Não sei o que é pior: o fato de ele se identificar como nazista (o que implica que ele quer exterminar todas as comunidades marginalizadas, incluindo a sua própria) ou o fato de não haver indignação suficiente para removê-lo de todas as redes sociais neste momento. Quem cala, consente."

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais