Laerte recebe alta de hospital após diagnóstico de Covid-19

Cartunista esteve internada no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o dia 21 de janeiro

Manuela Tecchio, da CNN Brasil, em São Paulo

Ouvir notícia

 

A cartunista Laerte Coutinho, 69 anos, se recuperou da Covid-19 e recebeu alta do hospital na manhã deste domingo (31). Ela esteve internada no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o dia 21 de janeiro.

Em boletim médico, foi informado que Laerte precisará seguir com o tratamento dos sintomas em casa. “Com progressiva melhora de seu estado clínico, a cartunista Laerte Coutinho teve alta hospitalar para continuidade do tratamento em regime domiciliar”, diz o comunicado.

A artirsta, que esteve sob os cuidados da equipe médica do Dr. Carlos Carvalho, chegou a ser encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, na última terça-feira (26) após uma piora em seu quadro de saúde, mas já na quinta-feira (28) melhorou e foi liberada para voltar ao quarto comum.

Biografia

Nascida na capital São Paulo, em 1951. Quando estudava na Escola de Comunicações e Artes da USP, Laerte Coutinho criou a revista experimental Balão, em 1972, com o cartunista Luiz Gê. Também colaborou com periódicos como O Pasquim, Correio Braziliense e Zero Hora.

Em 1974, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e participou da campanha eleitoral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) produzindo material de campanha. 

Nos anos 80, se confirmou como uma das cartunistas mais premiadas nas artes gráficas brasileiras. Na década de 90, atuou como roteirista na Rede Globo em programas como TV Pirata e Sai de Baixo.

Em 2004, Laerte aprofundou o engajamento de suas produções em temas relacionados aos direitos humanos, gênero e sexualidade. Ao mesmo tempo, refletia sua própria identidade de gênero. Em 2009, aos 57 anos, Laerte Coutinho se assumiu transgênero.

Em 2017, protagonizou o primeiro documentário original da Netflix no Brasil, “Laerte-se”, que retrata a trajetória da artista brasileira.

A cartunista Laerte Coutinho
A cartunista Laerte Coutinho: Artista chegou a ser internada na UTI, com Covid-19, mas recebeu alta
Foto: Divulgação

 

(Com informações de Leonardo Lopes)

Mais Recentes da CNN