Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lolla 2023 tem ações de sustentabilidade com foco no descarte de plástico

    Para incentivar o descarte correto, público acumula pontos por cada item de plástico descartado e pode trocá-los por brindes

    Anne BarbosaLéo Lopesda CNN

    Nesta edição do Lollapalooza, que começou na sexta-feira (24), diversas ações de sustentabilidade foram preparadas para conscientização do público sobre a importância do descarte correto de resíduos e de promover a reciclagem.

    Pelo segundo ano consecutivo, o festival conta com uma parceria com a Braskem, que instalou um estande para a coleta de resíduos plásticos que, depois, serão reciclados.

    Para incentivar o descarte correto, o público acumula pontos por cada item de plástico descartado e pode trocá-los por brindes. Na edição de 2022, foram 130 mil objetos de plástico coletados. A expectativa para este ano é aumentar o volume.

    “As pessoas estão com muita vontade de se conectar, encontrar, curtir. Elas vêm para o festival já com outro olhar em relação a sustentabilidade. Isso vem crescendo. A expectativa é de que neste ano a gente consiga muito mais do que ano passado”, diz Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing da Braskem.

    Na tarde desta sexta-feira (24), o estande da marca mostrava que 50 mil resíduos plásticos já tinham sido coletados em poucas horas de festival.

    Ativação da Braskem indica que 50 mil itens de plástico já foram descartados no primeiro dia do Lollapalooza Brasil 2023.
    Ativação da Braskem indica que 50 mil itens de plástico já foram descartados no primeiro dia do Lollapalooza Brasil 2023. / Léo Lopes / CNN

    O número contou com a colaboração do técnico em mecânica Gustavo Henrique. Ele relatou à CNN que conseguiu um copo e um porta-cartões de brindes depois de coletar copos que encontrou pelo festival.

    “Juntei 115 copos. Fomos pegando o que encontrava no chão, pedindo para a galera”, disse.

    “A ideia é conscientizar que, uma vez que você descarta o plástico corretamente, ele volta para você como benefício. É a ideia que queremos que as pessoas levem para a vida delas”, complementou Ana Laura.

    Lolla 2023: festival tem ações de sustentabilidade com foco no descarte de plástico
    Lolla 2023: festival tem ações de sustentabilidade com foco no descarte de plástico / Léo Lopes / CNN

    Ao longo de todo o gramado do autódromo, o público também contou com diversas lixeiras específicas para o descarte de material reciclável. No primeiro dia de evento, a equipe da CNN viu poucas embalagens e descartáveis no chão.

    Outra marca que está focada na sustentabilidade dentro do evento é a Coca-Cola, que, ao mesmo tempo em que distribui garrafas pet de bebida em seu estande, orienta o descarte nos pontos de coleta da Braskem.

    Ação da Coca-Cola no Lollapalooza Brasil.
    Ação da Coca-Cola no Lollapalooza Brasil. / Léo Lopes / CNN

    No festival inteiro, a ação deve distribuir –e espera recuperar pela coleta e separação– 12 mil mini pets, 532 mil copos de água e 100 mil copos plásticos.
    As pets eram distribuídas enquanto as pessoas dançavam na pista de dança interna do estande.

    “Faz partes das iniciativas que a gente tem em nosso compromisso de zerar o impacto das embalagens até 2030. A gente acredita que esses grandes festivais são uma oportunidade de nos conectarmos com o público, gerando educação sobre a economia circular”, afirmou a head de ESG da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, em entrevista à CNN.

    Ação da Coca-Cola no Lollapalooza Brasil.
    Ação da Coca-Cola no Lollapalooza Brasil. / Léo Lopes / CNN