Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Louvre leiloa chance de observar ‘Mona Lisa’ de perto e fora da moldura de vidro

    Em poucos dias, lances já ultrapassaram 10 mil euros. Museu pretende inaugurar nova ala com o valor arrecadado

    Anna Gabriela Costa, colaboração para a CNN

    Ouvir notícia


     

    Apertar-se entre centenas de turistas para observar por alguns segundos o sorriso enigmático de ‘Mona Lisa’, obra de Leonardo da Vinci, é uma experiência inevitável para qualquer visitante do museu do Louvre, em Paris. Entretanto, uma pessoa poderá ter o privilégio de apreciar a pintura fora da moldura de vidro que a protege das mais de 9 milhões de visitas ao ano. 

    Para tal privilégio, porém, será necessário desembolsar um valor alto, isto porque o museu está promovendo um leilão para oferecer esta experiência única e, até esta sexta-feira (4), os lances já haviam ultrapassado 10 mil euros (aproximadamente R$ 62,7 mil). 

    O objetivo do leilão é arrecadar fundos para inaugurar uma nova ala no Louvre, que em 2019 foi o museu mais visitado do mundo, atraindo 9,6 milhões de visitantes ávidos por arte, especialmente, as obras-primas renascentistas de Da Vinci.

    A meta do Louvre, que organiza a ação em parceria com uma das empresas de arte mais importantes do mundo, a Christie’s, é atingir pelo menos 30 mil euros (aproximadamente R$ 188 mil). 

    Leia também:

    Em tempos de quarentena, museus oferecem tours virtuais

    obra "Mona Lisa" no Museu do Louvre
    Jornalistas em frente à obra “Mona Lisa” no Museu do Louvre (23/06/2020)
    Foto: Charles Platiau / Reuters

     A experiência vai além de observar de perto a obra mais famosa do mundo, de 1503. O autor do lance mais alto poderá ainda usufruir de uma visita privada às obras-primas italianas presentes na Grande Galeria, uma das alas do Louvre, que reúne alguns dos gênios da pintura, como Rafael Caravaggio, Veronese e Leonardo da Vinci. A experiência pela galeria inclui ainda a visita guiada com Jean-Luc Martinez, diretor-presidente do museu do Louvre. 

    O descritivo do leilão no site da empresa Christie´s aguça os apreciadores de arte afirmando que o convidado poderá encontrar diretamente com o olhar de ‘Mona Lisa’ em uma experiência mágica. 

    “A cada ano, a ‘Mona Lisa’ é desenganchada e retirada de sua caixa de vidro por um breve momento. Pintado por volta de 1503 em um painel de álamo muito fino, uma rachadura enfraquece esta obra-prima. Assim, os curadores do departamento aproveitam esses momentos para conferir o estado de conservação da pintura mais famosa do mundo. É neste preciso momento que você é convidado. Você será capaz de encontrar diretamente o olhar de Mona Lisa e admirar esta obra icônica de perto”, declara a organização. 

    Quem não puder desembolsar ao menos 30 mil euros pela experiência exclusiva terá que aguardar mais uns dias para observar a ‘Mona Lisa’ de longe. O Museu do Louvre encontra-se fechado devido às regras de isolamento social determinadas pelo governo francês, para conter a segunda onda do novo coronavírus. 

    A previsão é que o museu reabra para visitantes em 16 de dezembro. Já os lances para o leilão prosseguem até o dia 15 de dezembro.

    Mais Recentes da CNN