Lula comemora entrada de Ana Maria Gonçalves na ABL: "Acertou em cheio"
Autora de "Um Defeito de Cor" se tornou a primeira mulher negra a ter uma cadeira na instituição literarária

Em um comunicado oficial, Lula celebrou a eleição de Ana Maria Gonçalves para a Academia Brasileira de Letras (ABL), se tornando a primeira mulher negra a estar em uma de suas cadeiras.
"A Academia Brasileira de Letras acertou em cheio ao eleger Ana Maria Gonçalves como sua nova imortal. Trata-se de uma homenagem merecida, de um justo reconhecimento a uma das melhores escritoras que temos hoje", destacou o presidente na comunicação. "Sua obra nos ajuda a compreender a história brasileira, infelizmente marcada pelas mazelas do racismo e da opressão."
Lula também lembrou que a obra "Um Defeito de Cor" foi lida por ele durante o período que esteve preso em Curitiba. "Sempre faço questão de recomendar a todos a sua leitura. Meus parabéns, grande escritora", concluiu no comunicado.
A autora do romance sobre a escravidão no Brasil foi escolhida na última quinta-feira (10) para ocupar a vaga de Evanildo Bechara, morto em maio. Ela concorreu pela cadeira contra autores como Wander Lourenço, Ruy Lobo e Célia Prado, e recebeu ao todo 30 votos contra um.


