Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Manual do Mundo usa pedra e água para decolar um foguete

    Explosão gerada pelo carbureto de cálcio conseguiu levantar um tambor de 8 kg

    Manual do Mundoda CNN

    O Manual do Mundo, maior canal de Ciências e Tecnologia da América Latina, tem um histórico de fazer vários tipos de foguetes, mas que geralmente são impulsionados por água em alta pressão, ou alguma outra reação química não explosiva. Dessa vez, eles decidiram produzir um foguete usando um material muito curioso: uma pedra que produz um gás inflamável quando entra em contato com a água.

    Carbeto de Cálcio

    O carbeto de cálcio, também conhecido como carbureto, é uma estrutura cristalina, o que popularmente se chama de pedra, que consegue produzir um gás inflamável, o acetileno, quando reage com água.

    Ele foi muito usado no passado como combustível para lanternas em cavernas. O carbureto é mais estável, o que torna ele muito mais seguro de transportar do que o gás.

    Essa pedra é produzida industrialmente em um forno elétrico a arco, um processo que usa uma corrente em alta tensão que gera um arco elétrico, ou um raio, para fundir materiais.

    Hoje em dia o carbureto ainda é usado em processos de soldagem, porque as chamas geradas pelo acetileno são de altíssimas temperaturas.

    No vídeo abaixo, Iberê Thenório, apresentador e co-criador do canal, mostra uma antiga lanterna de carbureto em funcionamento: