#CNNPop

Morre Björn Andrésen, ator sueco chamado de "o menino mais bonito do mundo"

Segundo a mídia sueca, o ator famoso durante a adolescência morreu aos 70 anos

Fernanda Pinotti, da CNN
Björn Andrésen no filme "Morte em Veneza" (1971)  • Screen Archives/Getty Images
Compartilhar matéria

O ator e músico sueco Björn Andrésen morreu aos 70 anos, segundo o jornal sueco Dagens Nyheter, que confirmou a informação com o diretor Kristian Petri, responsável pelo documentário sobre ele, "O Garoto Mais Bonito do Mundo" (2021).

A causa da morte de Andrésen ainda não foi revelada.

O artista é mais conhecido por seu papel em "Morte em Veneza" (1971), do diretor italiano Luchino Visconti, uma adaptação do livro de mesmo nome de Thomas Mann. Com apenas 15 anos na época, Andrésen interpretou Tadzio, um jovem por quem um homem mais velho se torna obcecado.

Foi durante a estreia do filme que Visconti se referiu a Andrésen como "o garoto mais lindo do mundo", um apelido que o acompanharia pelo resto da vida e acabaria nomeando o documentário dirigido por Petri.

Em uma entrevista ao The Guardian em 2021, o ator sueco desabafou sobre como a experiência de filmar "Morte em Veneza" e a fama repentina que se seguiu ao filme "estragaram a vida dele".

"Nunca vi tantos fascistas e babacas como há no cinema e no teatro", falou Andrésen na ocasião. "Luchino era o tipo de predador cultural que sacrificaria qualquer coisa ou qualquer pessoa pela obra."

Na época, o adolescente sofreu com a exposição e o assédio, que vinha principalmente de homens mais velhos, e chegou a desenvolver um problema com dependência química.

Björn Andrésen no documentário sobre sua vida, "O Garoto Mais Bonito do Mundo" (2021) • Mantaray Film
Björn Andrésen no documentário sobre sua vida, "O Garoto Mais Bonito do Mundo" (2021) • Mantaray Film

Mais tarde em sua vida, ele seguiu carreira como pianista, mas nunca conseguiu desvencilhar sua imagem do filme de sucesso de 1971.

O documentário sobre a vida e os desafios enfrentados por Andrésen, "O Garoto Mais Bonito do Mundo", estreou em 2021, dirigido por Kristina Lindström e Kristian Petri.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais
Tópicos