Morre produtor de Cidade de Deus, Marc Beauchamps, de câncer na bexiga

Velório será amanhã (5), no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, às 12h

Cineastra Marc Beauchamps faleceu aos 61 anos
Cineastra Marc Beauchamps faleceu aos 61 anos Instagram

Artur Nicocelido CNN Brasil Business*

São Paulo

Ouvir notícia

Morreu neste sábado (4) o produtor de cinema Marc Alain François Gouyou Beauchamps, aos 61 anos, em um hospital no Rio de Janeiro.  Ele lutava contra um câncer na bexiga. Dentre seus maiores sucessos estão os filmes: “Cidade de Deus” e “Madame Satã”.

“Hoje partiu meu pai. Um cara incrível, lindo e brilhante”, escreveu seu filho, Bruno Beauchamps publicou no Instagram. “Hoje, dormi no hospital e estava com a mão em seu peito na hora da partida”.

Beauchamps deixa uma esposa, Fernanda Vasconcelos, e dois filhos, Bruno e Julia.

O velório será amanhã (5), no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, às 12h.

Trajetória no cinema

Beauchamps era francês e veio para o Brasil aos 19 anos, em 1979. Sua primeira obra no mercado nacional foi o documentário sobre a Serra Pelada, distrito do município de Curionópolis, no sudeste do Pará, ao lado do fotógrafo, Gustavo Hadba.

Logo depois, criou a empresa Inicial Brasileira, que exportava filmes brasileiros para a França. E, em 1988, fundou a produtora Lumière, que lançou mais de 100 filmes, que juntos somaram mais de 20 milhões de ingressos. A ideia inicial do projeto era trazer filmes franceses ao Brasil.

Veja a lista de alguns filmes que Beauchamps produziu:

  • Cidade de Deus;
  • Madame Satã;
  • Olga;
  • Pequeno dicionário amoroso.

Drogas

Por outro lado, o produtor também ficou conhecido pelo seu envolvimento com drogas. Em 2011, ele foi preso no Flamengo após um homem identificá-lo como um foragido da Justiça Francesa. Ao passar por duas delegacias, Beauchamps foi levado para a Polícia Federal após ter oferecido R$ 50 mil aos policiais para que o liberassem na época.

O artista também foi preso em 2013 pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) acusado de tráfico internacional de drogas pelo governo da França.

 

 

Mais Recentes da CNN