“Mundo da Lua”: diretor comenta ausência de atores originais
Protagonista do seriado de 1991 não volta para nova temporada, e é substituído por Marcelo Serrado

Diretor da nova temporada da série "Mundo da Lua", João Daniel Tikhomiroff, 75, comentou sobre a substituição de atores originais na obra original de 1991.
Luciano Amaral, que interpretava o protagonista Lucas Silva e Silva, e Mira Haar, que fazia a mãe do menino, serão vividos, nesta versão, por Marcelo Serrado e Bárbara Bruno. O motivo teria sido eles não toparem o valor do cachê.
"Os contatos iniciais são feitos pela TV Cultura, não sou eu o responsável. A empresa que nos informou 'Vamos manter o Fagundes, a filha dele, a Mariana Blum' e nos disse quais atores precisávamos encontrar", disse João Daniel, em entrevista à CNN.
Quando ficou sabendo que o protagonista precisava de outro ator, ele disse que já tinha Serrado em mente.
"Lembrei do Marcelo Serrado e fiz o convite, ele ficou super feliz em topar. Fomos incorporando todos em ensaios e leituras para a série."
João Daniel ainda esclareceu que a essência da série continua a mesma, apesar das trocas de atores.
"É uma nova temporada 34 anos depois. Nenhum personagem foi substituído, só os atores mudaram, mas a essência permanece a mesma. É normal trocar de ator em outras produções, mas manter o que é aquele personagem clássico", disse o cineasta.
"O Lucas, de Marcelo Serrado, cresceu, casou, teve uma filha, que é a protagonista. Foi uma mudança normal, nada que não se veja nas séries do mundo inteiro", complementou ele, citando ainda "A Família Addams".
"E há personagens que se substitui os atores o tempo inteiro, como o Coringa, Batman", finalizou.
O que diz Luciano Amaral
No início deste ano, Luciano Amaral usou as redes sociais para fazer uma alusão à sua ausência na nova versão da obra. Nos stories do Instagram, o artista usou de uma analogia de compra e venda de chuchus. A declaração do astro chegou após a TV Cultura declarar que ele havia pedido o triplo do cachê oferecido pela emissora.
Segundo Amaral, o valor oferecido seria, na verdade, três vezes inferior ao que é cobrado no mercado.
"Domingo é dia de feira aqui em São Paulo. Perto de casa, tem uma barraca que é muito famosa, a Original. Está lá há 30 anos, e esse cara vende chuchu e é mega famoso por isso. Todo mundo tem um carinho gigante por ele, porque ama o que faz", começou ele.
"Ele me contou a história de uma pessoa que foi lá e queria comprar chuchu hoje. E queria pagar R$ 3 o quilo de chuchu. Aí ele falou: ‘Poxa, é que o quilo do chuchu custa R$ 10 em todo o país’. Basicamente esse é o preço médio, tem lugar que cobra até mais caro – mas aí são chuchus especiais. Eu não sou especial. Quero cobrar o básico”, continuou. A empresa teria se ofendido com o posicionamento.
"Claro que não estamos falando de chuchu, né?", finalizou.
A nova temporada de "Mundo da Lua" estreia no próximo sábado (28), na TV Cultura. Ao todo, serão 24 episódios, com exibições aos sábados, a partir das 19h, com reprise às segundas-feiras, às 18h.
O seriado resgata a essência da versão original exibida entre 1991 e 1992. Agora, o famoso gravador, que acompanhava Lucas Silva e Silva em suas aventuras imaginárias, ganha a companhia do robô Felix, que estará com Emília na série.
Veja a chamada da série "Mundo da Lua"