Novo filme de Pedro Almodóvar é o grande vencedor do Leão de Ouro de Veneza 2024
Longa-metragem brasileiro "Ainda Estou Aqui" levou o prêmio de melhor roteiro na 81ª edição da mostra italiana
A presidente do júri do Festival de Cinema de Veneza, a atriz francesa Isabelle Huppert, anunciou os vencedores da seleção oficial da 81ª edição. “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar, foi o grande vencedor do Leão de Ouro, prêmio máximo da competição.
Na trama, Ingrid e Martha eram amigas íntimas na juventude, quando trabalhavam juntas na mesma revista. Ingrid tornou-se romancista de autoficção, enquanto Martha tornou-se repórter de guerra, e as circunstâncias da vida as separaram. Depois de anos sem contato, eles se reencontram em uma situação extrema, mas estranhamente doce.
O título é estrelado pelas vencedoras do Oscar Julianne Moore (“Para Sempre Alice”) e Tilda Swinton (“Conduta de Risco“). A produção marca o primeiro filme do diretor espanhol em inglês.
Em seu discurso, o cineasta afirmou que o prêmio pertence às duas protagonistas, que dedicaram dias de suas vidas para a produção.
“É um filme sobre duas mulheres. Como diretor, um dos privilégios é que somos o primeiro destino quando acontece um milagre. Tanto Tilda como Julianne colocaram muitos dias nesse filme e nunca vou ter palavras o suficiente para agradecê-las”, disse.
“O filme fala de uma mulher em um mundo agonizante e de outra mulher que decide compartilhar seus últimos dias com ela. Acompanhar um doente terminal, saber estar ao lado, é uma das grandes qualidades de uma pessoa. O filme fala, entre outras coisas, não só de solidariedade, mas também da decisão de terminar a vida devido a uma dor sem solução. Creio que é um direito fundamental de todo ser humano. Não é um assunto político, é humano”, afirmou.
Almodóvar competia pelo Leão de Ouro pela terceira vez. Anteriormente, ele esteve na mostra italiana com “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988), que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro, e “Mães Paralelas” (2021).
Os prêmios de atuação ficaram com Vincent Lindon, por “The Quiet Son”, e Nicole Kidman, por “Babygirl”. A produção brasileira “Ainda Estou Aqui” garantiu seu lugar na premiação com melhor roteiro.
Veja os vencedores da seleção oficial do Festival de Veneza de 2024
- Leão de Ouro – “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar
- Grande Prêmio do Júri – “Vermiglio”, de Maura Delpero
- Leão de Prata de Melhor Diretor – Brady Corbet, por “The Brutalist”
- Copa Volpi de Melhor Ator – Vincent Lindon, por “The Quiet Son”
- Copa Volpi de Melhor Atriz – Nicole Kidman, por “Babygirl”
- Melhor Jovem Ator – Paul Kircher, por “And Their Children After Them”
- Melhor Roteiro – Murilo Hauser e Heitor Lorega, por “Ainda Estou Aqui”
- Prêmio Especial do Júri – “April”, de Dea Kulumbegashvili
“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou filme com Fernanda Torres
Veja: famosos na 81ª edição do Festival de Veneza
- 1 de 5
Selton Mello, Fernanda Torres e o diretor Walter Salles com o elenco de "Ainda Estou Aqui" no tapete vermelho da estreia do filme no Festival de Veneza • Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
- 2 de 5
Selton Mello, Fernanda Torres e Walter Salles na estreia de "Ainda Estou Aqui", no Festival de Veneza • Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
- 3 de 5
Fernanda Torres no tapete vermelho do Festival de Veneza • Alessandro Levati/Getty Images
-
- 4 de 5
Cate Blanchett no tapete vermelho de "Wolfs" durante o 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza • Jacopo Raule/FilmMagic/Getty Images
- 5 de 5
George Clooney e Brad Pitt chegam ao Festival de Veneza neste domingo (1º) • Dave Benett/Getty Images for Apple TV+