"Número Desconhecido": conheça a história real do documentário
Produção da Netflix acompanha personagens de um crime real envolvendo adolescentes e uma verdade chocante

O documentário "Número Desconhecido: Catfishing na Escola", lançado em 29 de agosto no streaming da Netflix, figura entre as produções mais assistidas na plataforma nas últimas semanas.
O título acompanha os estudantes do ensino médio de Beal City, no estado do Michigan, EUA, especialmente Lauryn Licari, e seu ex-namorado, Owen. Os dois eram alvo de assédio no celular desde os 13 anos e fizeram uma descoberta chocante para toda a sociedade.
As gravações de "Número Desconhecido" mostram os desdobramentos da investigação desse crime e as consequências que eles deixaram até os dias atuais. O título foi dirigido por Skye Borgman e editado com mensagens de texto, imagens da câmera corporal da polícia e entrevistas.
Qual a história real do documentário?
Em outubro de 2020, Lauryn Licari, então com 13 anos, e Owen, seu namorado, começaram a receber mensagens suspeitas de um número desconhecido. O assédio deu uma pausa até setembro de 2021, quando os textos se intensificaram e perduraram por mais de um ano.
Após a questão chegar na polícia, uma investigação começou e focou nos colegas e amigos dos adolescentes, já que as mensagens continham informações que apenas pessoas próximas saberiam.
Quando o FBI entrou no caso, os recados foram rastreados até a mãe de Lauryn, Kendra Licari. Por meio da câmera corporal do xerife responsável pelo caso, foi registrado o confronto com a criminosa e a reação da filha ao descobrir quem enviava as mensagens.
Em dezembro de 2022, Licari foi presa e recebeu múltiplas acusações de perseguição e uso de computador para cometer um crime.
Ela se declarou culpada de duas acusações de perseguição a uma menor e foi condenada a uma pena de 19 meses a 5 anos de prisão — sendo liberta da prisão em 8 de agosto de 2024.