#CNNPop

"O Agente Secreto" é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Academia Brasileira de Cinema fez o anúncio nesta segunda-feira (15); título vai estar na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional

Marina Toledo, da CNN
Compartilhar matéria

"O Agente Secreto" foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15).

O filme de Kleber Mendonça Filho estreou no Festival de Cannes em maio, onde foi premiado por Melhor Direção e Ator, e já conquistou o público internacional. Agora, ele pode tentar repetir o feito histórico de "Ainda Estou Aqui" na principal premiação de Hollywood. Veja abaixo a trajetória do filme até aqui.

Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.

Como é feita a escolha da Academia Brasileira de Cinema?

A Academia Brasileira de Cinema forma a Comissão de Seleção, responsável por escolher o filme brasileiro para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 98ª edição do Oscar, que acontece em 2026.

O comitê é composto por 15 membros titulares, sendo 12 eleitos em votação entre os sócios(as) da Academia e outros 3 (três) membros indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia.

Para se candidatar à vaga de filme brasileiro indicado para concorrer na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar, a obra deve ter sido lançada no país entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025 e ser exibido publicamente pela primeira vez, por sete dias consecutivos ao menos, em um cinema comercial com fins lucrativos em benefício de seu produtor e exibidor.

Caso a estreia comercial do filme ocorra em datas posteriores ao encerramento da chamada para a inscrição pela Academia (10 de agosto de 2025), como é o caso de "O Agente Secreto", a produtora responsável deverá enviar uma carta à Academia Brasileira de Cinema, assinada conjuntamente com distribuidor do filme, especificando a data de estreia, cinema, cidade e o número mínimo de 7 dias consecutivos de exibição até o prazo máximo estabelecido.

Os filmes candidatos não podem ter sido exibidos em televisão aberta, fechada ou plataformas OTT/Streaming antes de seu lançamento comercial nas salas de cinemas.

Os membros recebem os links dos filmes inscritos exclusivamente na plataforma da Academia para visionamento, através de login e senha pessoais e intransferíveis.

A Comissão se reuniu no dia 8 de setembro para a escolha de uma pré-lista de seis títulos entre todos os inscritos. Nesta segunda-feira (15), reuniram-se novamente para o anúncio da escolha do representante.

A trajetória de "O Agente Secreto" até aqui

Apesar de ainda não ter sido lançado nos cinemas brasileiros, o filme já começou uma jornada internacional – semelhante com a de "Ainda Estou Aqui", mas talvez com ainda mais buzz ao Oscar, tendo entrando em listas de revistas especializadas como um possível candidato à premiação.

A estreia de "O Agente Secreto" aconteceu em maio no Festival de Cannes. O título fez parte da Seleção Oficial e foi a produção mais premiada do evento, vencendo Melhor Direção e Ator, além do prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

Em seguida, o filme passou por outras cidades europeias, como Paris e Breslávia, até fazer sua estreia no América do Norte nos festivais de Telluride em Utah, nos Estados Unidos, e de Toronto, no Canadá; na Austrália e Nova Zelândia, em festivais locais; e no Peru, no Festival de Cine de Lima. O filme tem estreia confirmada em mais 90 países ao redor do globo.

Já a jornada nacional teve início na cidade de Kleber Mendonça Filho e onde o filme se passa: Recife. As primeiras sessões foram realizadas no dia 10 de setembro nos cinemas São Luiz e Teatro Parque. Depois foi a vez da capital federal receber a produção. "O Agente Secreto" foi o filme de abertura do Festival de Brasília.

Agora parte para o Olhar do Norte, em Manaus (16/9); Maranhão na Tela (18/9); CineBH (23/9); Cine Ceará (24/9); e Festival do Rio (data a ser divulgada), em sessões que fazem parte da série de exibições especiais que o longa terá pelo país, antes de chegar às salas de todo país oficialmente, no dia 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

Assista ao trailer de "O Agente Secreto"

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais