‘O algoritmo das redes reflete o ser humano’, diz Camila Coutinho

Influenciadora digital e empresária analisou no CNN Nosso Mundo o poder e a responsabilidade dos influenciadores na sociedade contemporânea

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (4) entrevistou a influenciadora digital e empresária Camila Coutinho, uma das principais personalidades das redes sociais no Brasil, e debateu o poder e a responsabilidade dos influenciadores na sociedade contemporânea, na qual cada vez mais pessoas se conectam através da internet e gastam tempo no ambiente digital.

Camila afirmou que vê o impacto das redes sociais na sociedade como um reflexo basicamente de quem as compõem: as pessoas. “O algoritmo das redes reflete o ser humano”, afirmou.

A influenciadora também analisou o papel dos profissionais que reúnem milhões de seguidores nas redes sociais e as suas responsabilidades com o público. Segundo ela, “poder agora é ser um agente de mudança”. “O papel do influenciador é questionar as marcas”, sentenciou.

Sobre a “cultura do cancelamento”, que tende a excluir pessoas que praticaram atos considerados inadequados, Camila afirmou que é necessário haver uma compreensão por parte de todos que compõem a rede. “na internet é preciso aprender e aceitar erros”.

Camila Coutinho é a entrevistada da semana do CNN Nosso Mundo
Camila Coutinho é a entrevistada da semana do CNN Nosso Mundo
Foto: CNN Brasil

Consumo crescente

Dados apontam que, atualmente, 84% das pessoas com algum acesso à internet no mundo estão cadastradas em algum tipo de rede social. 

Por conta disso, vivemos uma revolução na forma de nos comunicarmos e também de nos relacionarmos, o que, segundo Camila, exige que tenhamos o “controle do conteúdo que consumimos”.

O Brasil ocupa, atualmente, o terceiro lugar na lista de países onde as pessoas mais passam o tempo nas redes sociais, atrás apenas de Filipinas e Colômbia. E é nesses espaços onde muitos cidadãos se informam e expõem suas opiniões sobre diversos assuntos: de programas de TV ao futebol de domingo e à política. 

Camila Coutinho nasceu no Recife em 1987. Em 2006, criou o Garotas Estúpidas, primeiro blog de moda do Brasil. Atualmente uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil e empresária, ela mora em São Paulo.

Ela foi entrevistada por Thais Herédia, Elisa Veeck e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. 

O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

Mais Recentes da CNN