Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “O Clone” é a novela das 20h da década de 2000 mais buscada no Google

    Nos últimos cinco anos, "O Clone" foi reprisada duas vezes, o que pode explicar os picos de buscas no Google

    "O Clone" vou originalmente transmitida na TV Globo entre 2001 e 2002
    "O Clone" vou originalmente transmitida na TV Globo entre 2001 e 2002 Jayme Monjardim/Globo

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Dentre todas as quinze novelas que passaram no horário nobre da TV Globo na década de 2000, “O Clone”, de Glória Perez, foi a mais buscada no Google nos últimos cinco anos, segundo dados do Google Trends. As tramas que completam a lista das cinco primeiras são, por ordem, “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas”, “A Favorita” e “Caminho das Índias”.

    As cinco novelas foram recentemente reexibidas na televisão, seja no Vale a Pena Ver de Novo ou no canal fechado Viva.

    “O Clone” foi originalmente exibida entre 1º de outubro de 2001 e 14 de junho de 2002. Protagonizada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, a trama começa mostrando a história de amor entre Jade e Lucas no Marrocos. Benício também interpreta Diogo, irmão-gêmeo de Lucas que morre na primeira fase da narrativa.

    Com a morte de Diogo, Dr. Albieri (Juca de Oliveira) decide clonar o gêmeo que estava vivo, Lucas, como forma de tentar reviver seu afilhado que havia morrido.

    Além de clonagem humana, a trama trata ainda de outros temas que haviam sido pouco abordados até então nas novelas, como dependência química e a cultura árabe.

    Picos de busca relacionados às reprises

    As buscas por “O Clone” tiveram dois picos nos últimos cinco anos, segundo levantamento feito pela CNN com auxílio do Google Trends.

    Picos de buscas de “O Clone” nos últimos cinco anos coincidem com os períodos de reprise da novela / Reprodução/Google Trends

    O primeiro se estendeu da semana entre os dias 8 e 14 de dezembro de 2019 e foi até a semana entre os dias 23 e 29 de agosto de 2020. A faixa de tempo coincide com o período que a novela foi exibida para comemorar os 10 anos do canal Viva, entre os dias 9 de dezembro de 2019 e 21 de agosto de 2020.

    O segundo período, entre a semana dos dias 3 e 9 de outubro de 2021 e a semana dos dias 15 e 21 de maio de 2022, coincide com a época em que “O Clone” passou pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo. Dessa vez, o motivo da exibição foi a comemoração dos 20 anos da trama e dos 70 anos das telenovelas da Rede Globo.

    Alguns dos termos frequentemente associados a “O Clone” nas buscas dos últimos cinco anos foram “clone resumo”, “jade”, “final o clone”, “o clone ano”, “elenco clone”, “assistir o clone” e “viva”.

    O estado do Rio de Janeiro, um dos locais em que se passa a trama, foi quem mais teve interesse de busca pela novela nos últimos cinco anos. Em seguida, vêm Amazonas, Minas Gerais, Amapá e Ceará.

    Rio de Janeiro é o estado com mais interesse de busca em “O Clone” nos últimos cinco anos / Reprodução/Google Trends

    No Rio, novos termos associados à busca pela novela aparecem no levantamento feito no Google Trends. São eles “jade terminal com quem”, “said o clone”, “leo o clone” e “alicinha o clone”, o que indica uma pesquisa mais específica por personagens da trama.