Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Oppenheimer” ganha data de estreia no Japão oito meses após polêmica

    Filme de Christopher Nolan causou polêmica no país após memes que misturavam "Barbie" com imagens de explosões atômicas

    Cillian Murphy vive o protagonista em "Oppenheimer"
    Cillian Murphy vive o protagonista em "Oppenheimer" Divulgação/Oppenheimer

    Sakura Murakamida Reuters Tóquio

    O público japonês poderá assistir ao filme “Oppenheimer” nos cinemas a partir de 29 de março, conforme informou a empresa de distribuição Bitters End na quarta-feira (24).

    O anúncio foi feito após o filme sobre o criador da bomba nuclear ter sido indicado para 13 categorias no Oscar.

    O lançamento no país foi marcado para quase oito meses depois que memes misturando imagens do filme “Barbie” com explosões atômicas provocaram a ira das pessoas no Japão, o único país atingido por uma bomba nuclear durante a Segunda Guerra Mundial.

    A indignação com os memes “Barbenheimer” provocou um pedido de desculpas da distribuidora de “Barbie”, a Warner Brothers Japan, que disse na época que eles eram “extremamente deploráveis”.

    Um porta-voz da Bitters End se recusou a comentar sobre a data de lançamento ou a dizer por que demorou mais de meio ano para que “Oppenheimer” fosse exibido no Japão.

    “Decidimos lançar este filme no Japão depois de muito debate e deliberação, pois os temas abordados neste filme são muito significativos e especiais para nós como povo japonês”, disse a Bitters End em dezembro, de acordo com a mídia local.

    Na ocasião, a empresa anunciou que “Oppenheimer” seria lançado no Japão em algum momento de 2024.

    Os Estados Unidos lançaram uma bomba nuclear sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial, matando milhares de pessoas instantaneamente e cerca de 140.000 até o final do ano.

    Três dias depois, os EUA lançaram outra bomba em Nagasaki, que matou mais de 73.000 pessoas. O Japão se rendeu em 15 de agosto.

    Veja os indicados ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024