Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Rodeios têm maior pico de pesquisas na web dos últimos 12 meses

    Buscas por eventos tem concentração nos festivais que acontecem no interior de São Paulo

    Além das montarias, os eventos trazem artistas de grandes destaques no cenário musical
    Além das montarias, os eventos trazem artistas de grandes destaques no cenário musical Instagram/Reprodução

    Giovana Christda CNN

    A busca pela palavra “rodeio” atingiu na última semana — de 2 a 8 de junho — seu maior pico em comparação aos últimos 12 meses, segundo a ferramenta Google Trends, que avalia as pesquisas dentro do buscador.

    As tradicionais festas do peão acontecem durante todo o ano e no território brasileiro, celebrando a cultura caipira e a música sertaneja. Além das montarias, os eventos apresentam artistas de grandes destaques no cenário musical, atraindo não só o público que gosta do gênero, mas incluindo todo o tipo de visitante.

    O pico de pesquisas superou a primeira semana de setembro de 2023, momento em que aconteceu o rodeio de Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo. O evento foi a quarta festa do peão mais buscada, antecedida pelos festivais realizados em Jaguariúna, Barretos e Americana, todos no mesmo estado.

    Buscas pela palavra "rodeio" no Google ao longo dos últimos 12 meses
    Buscas pela palavra “rodeio” no Google ao longo dos últimos 12 meses / Google Trends/Reprodução

    No ranking dos nove eventos mais buscados, apenas um não fica no estado de São Paulo: o Pedro Leopoldo Rodeio Show, em Minas Gerais.

    A concentração desse tipo de festival no estado paulista é mostrada na quantidade de buscas, focadas nas regiões sul e sudeste do país.

    Distribuição geográfica das buscas pela palavra "rodeio" nos últimos 12 meses
    Distribuição geográfica das buscas pela palavra “rodeio” nos últimos 12 meses / Google Trends/Reprodução

    Saiba mais sobre os rodeios mais pesquisados

    Jaguariúna Rodeo Festival (SP)

    Com a primeira edição em 1989, o rodeio terá em 2024 sua celebração de 35 anos, com o lema “A roça é hype” (gíria em inglês que significa estar em alta). A cidade do interior de São Paulo, a aproximadamente 130 km da capital, tem cerca de 59 mil habitantes e recebe todos os anos quase 70% do número da população total da cidade nos dias de festa do peão.

    Neste ano, acontece entre os dias 20 e 28 de setembro e tem no line-up atrações como Ana Castela, Chitãozinho e Xororó, Lauana Prado, Zezé di Camargo e Luciano, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus e mais nomes a serem anunciados.

    O festival é parte do Circuito Sertanejo, projeto que acompanha os maiores eventos da música caipira do Brasil fazendo a transmissão dos shows nas plataformas no Globoplay e no Multishow.

    Festa do Peão de Barretos (SP)

    A celebração que começou embaixo de uma lona de circo atualmente é um grande símbolo da cultura sertaneja do interior de São Paulo. No palco já passaram grandes nomes da música como Shakira, Alan Jackson, Gloria Gaynor, Mariah Carey, Shania Twain, entre outros.

    De acordo com a organização, anualmente, o evento recebe cerca de 900 mil visitas. O impacto do evento na região é tão grande que o Airbnb inseriu Barretos como tendência mundial de destino entre os meses de junho e agosto.

    A edição de 2024 acontece entre 15 a 25 de agosto e tem nomes como Simone Mendes, Bruno e Marrone, Trio Parada Dura, Luan Santana, entre outros no line-up.

    Festa do Peão de Americana (SP)

    Também no interior paulista, a festa do peão está realizando sua 36ª edição entre os dias 7 a 16 de junho. Tendo início em 1987, sua história começou quando um grupo de amigos apaixonados por rodeios decidiu trazer essa tradição para a cidade, se tornando, hoje, um dos mais buscados no país.

    Além das competições de montaria, o festival já foi palco de artistas como Billy Ray Cyrus e Marília Mendonça. Em 2024, integram o line-up Victor e Leo, Maiara & Maraisa, Daniel e Roupa Nova, Gustavo Mioto, entre outros.

    Além desses, também aparecem em destaques nas buscas do Google as festas: Itaquá Rodeio Fest (Itaquaquecetuba – SP), Rodeio de Itapecerica (Itapecerica da Serra – SP), Pedro Leopoldo Rodeio Show (Pedro Leopoldo – MG), Rodeio Itu Festival (Itu – SP), Cajamar Rodeo Fest (Cajamar – SP) e Festa do Peão de Taboão da Serra (Taboão da Serra – SP).

    Veja principais eventos do sertanejo no segundo semestre de 2024